Júnior Mano é o alvo da operação que investiga fraudes em licitações no Ceará
O deputado federal Júnior Mano obteve a segunda maior votação em 2022, com 216 mil votos; a Polícia Federal executa mandado de busca e apreensão no gabi…

A Polícia Federal executa na terça-feira (8) um mandado de busca e apreensão contra o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação investiga suspeita de desvio de recursos públicos no estado do Ceará por meio de fraudes em processos de licitação.
O Supremo Tribunal Federal autorizou a execução de 15 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em Brasília (DF) e nas cidades de Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio, no Ceará.
Leia também:

Fluminense e Chelsea: histórico do Tricolor em confrontos com equipes inglesas

O Patinho Feio, Fluminense enfrenta o Chelsea na semifinal do Mundial de Clubes

Executivo russo manifesta choque com o falecimento de ex-ministro destituído por Putin
Quem é Júnior Mano
Em 2022, Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior, também conhecido como Júnior Mano, foi eleito deputado federal pelo Ceará, obtendo 216.531 votos. Ele se posicionou como o segundo deputado federal mais votado na época, ficando atrás apenas de André Fernandes (PL), que recebeu 229 mil votos.
Na época, ele foi eleito pelo PL (Partido Liberal), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2024, contudo, Mano foi expulso do partido após ter participado da campanha de Evandro Leitão (PT) para o governo municipal de Fortaleza. Leitão disputava com André Fernandes, aliado de Júnior Mano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado auxiliou na organização do protesto em apoio a Leitão, reunindo, conforme declarou Júnior Mano, 41 prefeitos do Ceará para solicitar votos ao petista.
Como operava o esquema
A investigação aponta para um esquema de direcionamento de recursos públicos a municípios cearenses, por meio de pagamentos ilícitos, e de influência em processos licitatórios por meio de empresas ligadas ao grupo.
Foram bloqueados R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, visando interromper a circulação de valores de origem ilícita e garantir a preservação de recursos para possível reparação ao erário.
As ações investigadas incluem os crimes de organização criminosa, compra de votos ilegal, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com motivação eleitoral.
Por Mayara da Paz, com informações de Elijonas Maia e Teo Cury.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)