Jundiaí (SP) confirma 6° morte por intoxicação com metanol e intensifica fiscalização
Prefeitura registra 6° óbito ligado à substância tóxica em São Paulo; Vigilância Sanitária intensifica fiscalização na cidade.
Homem morre por intoxicação com metanol em Jundiaí
Um homem faleceu em decorrência de intoxicação por metanol na terça-feira (14.out.2025) em Jundiaí, interior de São Paulo. A confirmação da morte foi feita pela prefeitura na quarta-feira (15.out). Este é o sexto caso registrado no Estado relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com a substância tóxica.
O incidente em Jundiaí ainda não foi contabilizado nas estatísticas do governo paulista. No relatório divulgado na terça-feira (14.out), o Estado já havia registrado cinco mortes, envolvendo três homens de 54, 46 e 45 anos da capital paulista, uma mulher de 30 anos de São Bernardo do Campo e um homem de 23 anos de Osasco, além de 28 casos confirmados de intoxicação por metanol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ações de fiscalização em Jundiaí
A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Jundiaí informou que a vigilância sanitária intensificou as fiscalizações em bares, adegas e distribuidores na cidade, como uma medida preventiva para evitar novos casos de intoxicação.
Leia também:

Haddad e Alcolumbre debatem Orçamento de 2026 diante de rombo de R$ 46 bilhões

Dólar cai para R$ 5,462, com queda de 0,13% nesta 4ª feira (15.out)

INSS interrompe pagamento de bônus para diminuir fila de pedidos por falta de recursos
Na segunda-feira (13.out), a Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação em oito municípios do Estado. Denominada Poison Source, a ação cumpriu 20 mandados de busca relacionados a investigações sobre a rede de adulteração de bebidas. Durante a operação, cinco pessoas foram presas em flagrante e uma foi detida por porte ilegal de arma.
Nota da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, informou que foram registradas sete notificações de suspeita de intoxicação exógena após o consumo de bebidas alcoólicas. Destas, seis foram descartadas para intoxicação por metanol e um caso foi confirmado, resultando em óbito.
O caso confirmado refere-se a um paciente internado no dia 3 de outubro, que apresentou sintomas compatíveis com intoxicação, e teve a presença de metanol confirmada em exame. O óbito foi confirmado na última terça-feira (14). Desde o início do mês, a Vigilância Sanitária de Jundiaí tem intensificado as ações de fiscalização e mantido contato com a Regional de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo para a adoção de medidas preventivas adicionais.
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.