A ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), neta do ex-governador Leonel Brizola, ocupa a liderança numérica na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul em 2026. Contudo, há um empate técnico com o deputado federal bolsonarista Coronel Zucco (PL), conforme a nova pesquisa Quaest, divulgada nesta sexta-feira 22.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O candidato da sigla pedetista possui 21% das intenções de voto, sendo seguido de perto pelo candidato bolsonarista, que registra 20%. O terceiro colocado é Edgar Pretto (PT), com 11%. Os demais concorrentes não atingem 10% das intenções de voto.
Eduardo Leite sofre queda.
O atual governador do estado, Eduardo Leite (PSD), não poderá concorrer à reeleição, por já ter cumprido dois mandatos consecutivos como governador. Ele tenta, no momento, se candidatar ao Planalto, sem, contudo, obter resultados expressivos, conforme demonstrou a própria Quaest em pesquisa divulgada na última quinta-feira 21.
LEIA TAMBÉM!
A pesquisa de sexta-feira indicou uma nova queda na aprovação do político: redução de 62% para 58% em agosto. A desaprovação também aumentou, de 33% para 38%.
O político, de acordo com os eleitores entrevistados para a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, não merece eleger um sucessor: são 54% os que fazem essa afirmação. Apenas 41% acreditam que o político merece eleger um aliado para o governo do estado em 2026. Os índices variaram significativamente desde o último levantamento, quando foram de 47% e 46%, respectivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na região do Rio Grande do Sul, a Quaest realizou 1.104 entrevistas no período entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro do estudo, encomendado pela Genial Investimentos, é de três pontos percentuais, podendo variar tanto para cima quanto para baixo.
Fonte por: Carta Capital