Julgamento de Bolsonaro e outros sete no STF: acompanhe o horário e local da sessão

Os réus do núcleo 1 serão julgados a partir de terça-feira (2) no processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

01/09/2025 3:23

2 min de leitura

Julgamento de Bolsonaro e outros sete no STF: acompanhe o horário e local da sessão
(Imagem de reprodução da internet).

O processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete réus do núcleo 1 na ação penal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 será julgado a partir desta terça-feira (2) na Primeira Turma do STF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Bolsonaro, integram o denominado “núcleo crucial” o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, e o também general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.

O grupo se envolveu por uma tentativa de abolição da democracia, uma tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada e dano qualificado à deterioração de patrimônio tombado.

Leia também:

Na última data de 15, o ministro Cristiano Zanin, presidente da Turma que julgaria o chamado “núcleo crucial”, agendou as sessões extraordinárias nos dias 3, 9, 10 e 12 de setembro para analisar o caso.

Os réus não deverão comparecer pessoalmente à sessão do julgamento na Suprema Corte. Segundo apurou a CNN, o tenente-coronel Mauro Cid, por exemplo, decidiu não comparecer para evitar constrangimentos com os demais réus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As transmissões das sessões serão realizadas nos canais do YouTube da TV Justiça e do STF.

Confira as datas e horários do julgamento.

A segurança no Tribunal e arredores será intensificada pela Polícia do Distrito Federal para o julgamento. A Corte implementou uma série de medidas preventivas, abrangendo varredura em residências de ministros e monitoramento do ambiente virtual para detectar possíveis ameaças.

Será montado um auditório nas dependências da Corte para transmitir as sessões e possibilitar que os jornalistas presentes acompanhem o que ocorre na sala da Primeira Turma. Foram inscritos 501 profissionais de imprensa do Brasil e de outros países para cobrir o julgamento.

De acordo com informações oficiais do STF, 3.357 cidadãos em geral se inscreveram para assistir às sessões nas dependências do tribunal. Foram destinados 150 assentos à Segunda Turma para essas pessoas. Os inscritos receberão previamente um e-mail de confirmação de autorização e serão distribuídos entre as sessões programadas.

Como será o julgamento.

Quais são as justificativas apresentadas pelos acusados?

Nas alegações finais, há duas semanas, as defesas dos réus apresentaram alguns argumentos em comum, como por exemplo:

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)