Juíza Susan Illston proíbe demissões de 4.100 funcionários durante shutdown
Susan Illston interrompeu demissões de mais de 4.100 trabalhadores em 7 agências após intervenção de sindicatos. Confira no Poder360.
Decisão Judicial Bloqueia Demissões de Funcionários Federais Durante Shutdown
A juíza Susan Illston, do Tribunal Distrital dos Estados Unidos no Distrito Norte da Califórnia, emitiu uma liminar temporária que impede as demissões de funcionários federais promovidas pelo governo Trump durante o shutdown. A decisão, divulgada na quarta-feira (15.out.2025), foi tomada em resposta a um processo movido por sindicatos que representam trabalhadores de agências federais.
Durante a audiência, Susan afirmou: “As evidências sugerem que o Escritório de Gestão e Orçamento e o Escritório de Gestão de Pessoal se aproveitaram da interrupção do governo”. As informações foram reportadas pelo Guardian.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto das Demissões
As demissões, anunciadas na sexta-feira (10.out), afetariam pelo menos 4.100 funcionários de sete agências federais. Russ Vought, diretor do OMB (Escritório de Gestão), declarou em entrevista que mais cortes poderiam ocorrer, totalizando “mais de 10.000” trabalhadores.
Leia também:

Netanyahu e esposa visitam ex-reféns do Hamas em hospital após dois anos em cativeiro

Hamas afirma ter entregue todos os corpos de reféns disponíveis e pede ajuda para os demais

Venezuela reprova Trump e afirma que discurso “belicoso” infringe lei internacional
Os sindicatos AFGE (Federação Americana de Funcionários do Governo) e AFSCME (Federação Americana de Funcionários Estaduais, Municipais e Distritais) acionaram a Justiça em 30 de setembro, antes da paralisação, contestando as ameaças de cortes e as instruções para que funcionários realizassem trabalhos relacionados às demissões durante o shutdown. Historicamente, nenhuma paralisação anterior do governo resultou em demissões em massa.
Reação dos Sindicatos
Everett Kelley, presidente da AFGE, comentou que “nos 93 anos de existência da AFGE, nenhum presidente havia demitido milhares de trabalhadores afastados durante um shutdown. Estamos desafiando este abuso de poder ilegal e não vamos parar até que todas as demissões sejam revertidas”.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.