Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mundo
  3. Juíza exige justificativa do governo Trump para corte de recursos bilionários destinados à Harvard

Juíza exige justificativa do governo Trump para corte de recursos bilionários destinados à Harvard

A universidade argumenta que a gestão republicana utiliza “ressalvas inconstitucionais”.

Por: Sofia Martins

21/07/2025 20:18

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Suprema Corte dos Estados Unidos solicitou ao governo de Donald Trump que justificasse o corte de mais de 2 bilhões de dólares em recursos federais destinados à Universidade de Harvard, gerando uma reação enfática do presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A juíza Allison Burroughs questionou o advogado do governo sobre como a diminuição de recursos para pesquisa contribuiria para proteger os estudantes do antissemitismo no campus, uma alegação que forma a base da campanha de Trump contra Harvard.

A instituição de renome privada entrou com uma ação em abril buscando evitar que o Executivo suspendesse o acesso a recursos e subsídios federais, alegando que não estava protegendo seus estudantes judeus e israelenses.

Leia também:

Blog post image

Organização Mundial da Saúde denuncia ataques contra suas instalações em Gaza

Blog post image

A administração Biden intensifica a pressão sobre o “Wall Street Journal” em relação ao caso Epstein

Blog post image

“Guerra tarifária vai começar quando eu der uma resposta a Trump”, afirma Lula no Chile

Em decorrência disso, Harvard congelou a admissão de novos funcionários e suspendeu projetos de pesquisa ambiciosos, sobretudo nas áreas da saúde pública e da medicina, o que, segundo especialistas, ameaça a vida dos cidadãos americanos.

A universidade alega que o governo republicano comete “retaliações inconstitucionais”, enquanto a administração defende que as medidas são necessárias para proteger os estudantes judeus e israelenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As partes haviam solicitado à juíza uma decisão sumária para evitar um julgamento, mas não estava claro se isso seria atendido.

Apesar disso, Trump criticou Burroughs, designada durante o governo do democrata Barack Obama (2009-2017), alegando sem evidências que o caso já havia sido julgado e decidiu a favor do governo.

Trump afirmou que a Harvard possui 52 bilhões de dólares em suas reservas financeiras e, apesar disso, é antissemita, anticristã e anti-americana.

Harvard e a Associação Americana de Professores Universitários apresentaram ações judiciais contra as medidas do governo, que foram unificadas e processadas nesta segunda-feira.

Avaliação acadêmica

Trump pediu que a questão da Harvard fosse julgada no Tribunal de Apelações dos EUA, e não no tribunal federal de Boston, situado a aproximadamente 10 quilômetros do centro do campus universitário de Cambridge.

A universidade afirmou, em processo apresentado a um tribunal federal de Massachusetts, que este caso trata dos esforços do governo para utilizar a retenção de recursos federais como instrumento para exercer controle sobre as decisões acadêmicas de Harvard.

A Universidade de Harvard tem sido alvo de críticas por parte de Trump, após se recusar a entregar seus planos de currículo, corpo docente, seleção de estudantes e políticas de diversidade e inclusão para análise.

Trump e seus aliados alegam que Harvard e outras universidades renomadas são instituições de pensamento liberal, contrárias ao conservadorismo e hostis ao judaísmo.

Adicionalmente, o governo republicano direcionou atenção aos estudantes internacionais de Harvard, que no último ano letivo representaram 27% da comunidade acadêmica, constituindo uma relevante fonte de arrecadação.

A ordem emitida pela Casa Branca em junho determinou que a admissão de estudantes internacionais para o início de cursos em Harvard seria “suspendida e limitada” por seis meses e que os vistos de alunos estrangeiros poderiam ser revogados. Contudo, essa medida foi suspensa por um juiz.

No início de julho, o governo solicitou a Harvard que fornecesse os documentos referentes aos estudantes supostamente ligados à onda de protestos estudantis a favor da Palestina do ano anterior, que a Casa Branca classificou como antissemitas.

Washington também notificou o órgão responsável por credenciar Harvard como universidade para cancelar seu credenciamento, afirmando que a instituição violou as leis federais de direitos civis ao não proteger os estudantes judeus.

Fonte por: Carta Capital

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
antissemitismocorte de recursosHarvardTrumpuniversidade
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Internacional

Pelo menos 19 falecimentos foram registrados após um acidente envolvendo um avião que caiu em uma universidade no Bangladesh

21/07/2025 8:23 | 2 min de leitura

● Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

21/07/2025 22:39 | 1 min de leitura

● Quais os sinais que indicaram o câncer que levou Preta Gil?

21/07/2025 13:19 | 2 min de leitura

● Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul julga que há relação de emprego entre motorista e Uber

21/07/2025 16:09 | 1 min de leitura

● AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

21/07/2025 18:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!