Juiz Moraes concede redução de pena a réu condenado por atraso na comparecimento ao júri
Com a decisão, Antônio Cláudio Alves Ferreira poderá ter reduzida sua pena em aproximadamente dois anos, período em que permaneceu detido preventivamente.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, permitiu na terça-feira, 29, o abatimento de períodos de prisão na pena imposta ao homem condenado a 17 anos por ter participado da invasão ao Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de Janeiro e danificado um relógio histórico do século XVII.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a decisão, Antônio Cláudio Alves Ferreira poderá ter abatidos da pena total aproximadamente dois anos em que permaneceu preso preventivamente entre 24 de janeiro de 2023 e 6 de dezembro de 2024. Ele se encontra atualmente detido em uma penitenciária de Uberlândia (MG).
O réu foi julgado, no ano passado, pelo Poder Judiciário pelos delitos de supressão da existência da Constituição Democrática de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, destruição de bem tombado e formação de organização criminosa armada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relógio, danificado, foi fabricado por Balthazar Martinot e presenteado ao imperador Dom João VI pela corte francesa em 1808, estando atualmente no acervo da Presidência da República.
Em janeiro deste ano, o Palácio do Planalto comunicou a recuperação do relógio. A restauração envolveu a colaboração de uma relojoaria suíça.
Leia também:
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
Alexandre de Moraes conduz audiência no Rio sobre operação Contenção
Ministro Moraes envia carta rogatória aos EUA para notificar Paulo Figueiredo no caso de golpe de Estado
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












