Juiz argentino decide pela extradição de cinco condenados pelos ataques de 8 de janeiro no Brasil
O juiz Daniel Rafecas autoriza a extradição de cinco condenados pelos ataques aos Três Poderes do Brasil em 8 de janeiro de 2023. Decisão impactante!
Decisão sobre Extradição de Condenados Brasileiros na Argentina
O juiz Daniel Rafecas, do Tribunal Federal Criminal número 3 da Argentina, decidiu nesta quarta-feira (3) pela extradição de cinco indivíduos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes do Brasil, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Os condenados, que estão detidos no país, são Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses indivíduos foram sentenciados a penas que variam de 13 a 17 anos de prisão no Brasil e foram capturados no final do ano passado na Argentina, após um pedido de extradição feito pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Os condenados ainda têm a possibilidade de recorrer da decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Refúgio e Processo de Extradição
Ao chegarem na Argentina, os condenados solicitaram refúgio à Conare (Comissão Nacional para os Refugiados da Argentina), mas não receberam resposta até o momento da prisão. O organismo, que é composto por representantes dos ministérios do Interior, Justiça, Segurança e Relações Exteriores, deverá se manifestar mesmo após a decisão judicial.
Assim, a palavra final sobre a extradição ficará a cargo do presidente Javier Milei.
Leia também:
Análise de Leonardo Mattos: Presença Militar dos EUA na Venezuela é Insuficiente para Invasão
Rússia avança em negociações de paz com EUA, mas Ucrânia teme condições desfavoráveis
Intensificação dos Combates no Leste da República Democrática do Congo Após Encontro com Trump
Os cinco foragidos foram presos em novembro do ano passado e tiveram o julgamento de extradição adiado por três ocasiões. Nesta quarta-feira (3), eles foram levados aos prédios de Comodoro Py, onde estão localizados os Tribunais Federais da Argentina, algemados e sob a custódia de guardas do Serviço Penitenciário Federal.
Durante a audiência, os brasileiros contaram com tradução simultânea, e o Estado brasileiro foi representado por advogados locais contratados pela AGU (Advocacia Geral da União).
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












