Judiciário descarta a prisão de Ciro Gomes, mas impede que ele critique Janaína Farias
O valor da multa em caso de descumprimento é de 10 mil reais por manifestação.
O juiz Victor Nunes Barroso, da 115ª Zona Eleitoral de Fortaleza (CE), negou um pedido para decretar a prisão preventiva do ex-governador Ciro Gomes (PDT) em relação a acusações de violência de gênero contra a prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a decisão, anunciada nesta segunda-feira 15, impede que Ciro utilize linguagem ofensiva em relação a Janaína em declarações ou postagens nas redes sociais. O valor da sanção, em caso de descumprimento, é de 10 mil reais por ocorrência.
Em agosto, durante a festa de aniversário do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Ciro declarou: “Aquele que recrutava jovens pobres, de boa aparência, para realizar atos sexuais degradantes em nome do então senador Camilo Santana, agora é prefeito em um município do Ceará. E isso representa um desafio para o qual meus amigos me solicitam que eu enfrente. Eu enfrentarei”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Janaína afirmou em nota que Ciro é reconhecido por uma postura misógina. “Um misógino que, progressivamente, diante de seu declínio político, tenta macular a reputação de indivíduos, de maneira irresponsável e sem consequências.”
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), declarou, por meio de sua assessoria, que Ciro precisava apresentar justificativas ao Judiciário.
Leia também:
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
Alexandre de Moraes conduz audiência no Rio sobre operação Contenção
Ministro Moraes envia carta rogatória aos EUA para notificar Paulo Figueiredo no caso de golpe de Estado
Em 2024, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou que Ciro se absteria de fazer declarações ofensivas contra a petista. A decisão resultou de uma série de ataques a Janaína, a quem o petista chegou a chamar de “cortesã”.
Em maio deste ano, a juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, condenou o ex-governador ao pagamento de 52 mil reais à prefeita.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












