Jude Law interpreta Putin com coragem no Festival de Cinema de Veneza
Ator protagoniza “The Wizard of the Kremlin”, mais recente filme de Olivier Assayas.
Jude Law afirmou no domingo (31) que não teme retaliações por interpretar o presidente russo, Vladimir Putin, em “The Wizard of the Kremlin” (“O Mago do Kremlin”), filme que exibiu sua estreia no Festival de Cinema de Veneza e que apresenta uma representação assustadora e imaginária da ascensão de Putin ao poder.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O filme “O Mago do Kremlin”, dirigido por Olivier Assayas e com Paul Dano no elenco, apresenta Putin eliminando sem piedade aqueles que se opõem a ele.
Ao ser questionado por jornalistas sobre se estava apreensivo com uma possível retaliação por sua nomeação, ele declarou: “Espero que não de maneira ingênua, mas… Eu não temo repercussões”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator britânico acrescentou que o filme narrava a ascensão obstinada de Putin com nuance e consideração. Não estávamos procurando a controvérsia pela controvérsia.
O filme, inspirado no livro de Giuliano da Empoli, retrata a trajetória de Vadim Baranov, um funcionário discreto do Kremlin que evolui de artista para produtor de televisão, culminando em seu trabalho como médico pessoal de Putin.
Leia também:
Virginia Fonseca brilha como Cruella de Vil em festa de Halloween em Madri com Vini Jr
Vera Fischer revela segredos para envelhecer com saúde e felicidade aos 73 anos
Elijah Wood surpreende fãs em visita ao Condado na Nova Zelândia durante cerimônia de casamento
Do seu gabinete no Kremlin, ele constrói narrativas que combinam realidade e propaganda, crença e manipulação, abandonando seus princípios para servir a seu líder, que busca restabelecer a glória da Rússia após o fim da União Soviética.
Situação assustadora e perigosa
Law afirmou ter evitado uma cópia fiel de Putin, mas buscou incorporar a essência do personagem. “É notável o que uma peruca de boa qualidade pode fazer”, ironizou.
A complexidade reside no fato de que a imagem pública de Putin expõe pouca informação. Sentia o conflito de tentar demonstrar muito pouco, mas sentir intensamente e retratar profundamente por dentro.
Assayas, mais conhecido por filmes como “Carlos” (2010) e “Personal Shopper” (2016), afirmou que seu último filme teve repercussão além da Rússia.
“Realizamos um filme sobre o que a política se tornou e a situação muito assustadora e perigosa em que todos nós sentimos que estamos.”
“Observamos o caso de Vladimir Putin, mas isso se aplica a muitos líderes autoritários. A política mudou significativamente durante nossas vidas e o que está ocorrendo atualmente é preocupante.”
O ator norte-americano Jeffrey Wright, que interpreta um escritor dos EUA no filme, espera que o filme seja amplamente visto em seu país natal, onde teme que possa perder seus ideais e aspirações.
“Se isso se perder, como está acontecendo agora, então nos tornaremos o que vemos neste filme”, disse ele.
Baranov argumentou que o projeto visava evitar categorizações morais superficiais. “Se se rotulasse um personagem como mau, seria uma simplificação excessiva”, afirmou. “Investigar os motivos e considerar o cinza, mesmo que seja perturbador, é preferível a nos afastarmos ainda mais do preto e branco.”
“O Mago do Kremlin” é um dos 21 filmes que disputam o prêmio Leão de Ouro, que será concedido em 6 de setembro.
Confira a lista dos filmes que disputam a Palma de Ouro.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












