Jude Law interpreta Putin com coragem no Festival de Cinema de Veneza

Ator protagoniza “The Wizard of the Kremlin”, mais recente filme de Olivier Assayas.

01/09/2025 9:35

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Jude Law afirmou no domingo (31) que não teme retaliações por interpretar o presidente russo, Vladimir Putin, em “The Wizard of the Kremlin” (“O Mago do Kremlin”), filme que exibiu sua estreia no Festival de Cinema de Veneza e que apresenta uma representação assustadora e imaginária da ascensão de Putin ao poder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O filme “O Mago do Kremlin”, dirigido por Olivier Assayas e com Paul Dano no elenco, apresenta Putin eliminando sem piedade aqueles que se opõem a ele.

Ao ser questionado por jornalistas sobre se estava apreensivo com uma possível retaliação por sua nomeação, ele declarou: “Espero que não de maneira ingênua, mas… Eu não temo repercussões”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ator britânico acrescentou que o filme narrava a ascensão obstinada de Putin com nuance e consideração. Não estávamos procurando a controvérsia pela controvérsia.

O filme, inspirado no livro de Giuliano da Empoli, retrata a trajetória de Vadim Baranov, um funcionário discreto do Kremlin que evolui de artista para produtor de televisão, culminando em seu trabalho como médico pessoal de Putin.

Leia também:

Do seu gabinete no Kremlin, ele constrói narrativas que combinam realidade e propaganda, crença e manipulação, abandonando seus princípios para servir a seu líder, que busca restabelecer a glória da Rússia após o fim da União Soviética.

Situação assustadora e perigosa

Law afirmou ter evitado uma cópia fiel de Putin, mas buscou incorporar a essência do personagem. “É notável o que uma peruca de boa qualidade pode fazer”, ironizou.

A complexidade reside no fato de que a imagem pública de Putin expõe pouca informação. Sentia o conflito de tentar demonstrar muito pouco, mas sentir intensamente e retratar profundamente por dentro.

Assayas, mais conhecido por filmes como “Carlos” (2010) e “Personal Shopper” (2016), afirmou que seu último filme teve repercussão além da Rússia.

“Realizamos um filme sobre o que a política se tornou e a situação muito assustadora e perigosa em que todos nós sentimos que estamos.”

“Observamos o caso de Vladimir Putin, mas isso se aplica a muitos líderes autoritários. A política mudou significativamente durante nossas vidas e o que está ocorrendo atualmente é preocupante.”

O ator norte-americano Jeffrey Wright, que interpreta um escritor dos EUA no filme, espera que o filme seja amplamente visto em seu país natal, onde teme que possa perder seus ideais e aspirações.

“Se isso se perder, como está acontecendo agora, então nos tornaremos o que vemos neste filme”, disse ele.

Baranov argumentou que o projeto visava evitar categorizações morais superficiais. “Se se rotulasse um personagem como mau, seria uma simplificação excessiva”, afirmou. “Investigar os motivos e considerar o cinza, mesmo que seja perturbador, é preferível a nos afastarmos ainda mais do preto e branco.”

“O Mago do Kremlin” é um dos 21 filmes que disputam o prêmio Leão de Ouro, que será concedido em 6 de setembro.

Confira a lista dos filmes que disputam a Palma de Ouro.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.