Jovens da Amazônia recebem treinamento para participar da COP30

Programa capacita estudantes de escolas públicas para a cobertura conjunta do maior evento climático global.

11/09/2025 14:14

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Alunos de 11 escolas públicas estaduais de Belém estão participando do projeto MídiaCOP – Formação para Educação Midiática e Ambiental na Amazônia, que os capacita a atuarem como repórteres e correspondentes durante a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas a ser realizada em novembro na capital paraense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa ocorre no CISEB (Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica) e contempla oficinas sobre educação midiática, métodos jornalísticos e produção audiovisual.

O encontro final desta etapa será no dia 16 de setembro, ocasião em que os alunos apresentarão os vídeos produzidos em conjunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desenvolvimento Pessoal

As atividades iniciaram em agosto. No primeiro encontro, ocorrido em 12, os estudantes abordaram temas como Amazônia, jornalismo e COP30, com uma análise crítica da cobertura climática apresentada pela mídia.

Em 19 de agosto, adquiriram conhecimentos sobre técnicas jornalísticas, incluindo os 5Ws, a estrutura de reportagens e a produção de roteiros.

Leia também:

Os jovens estão convertendo roteiros em reportagens audiovisuais, que serão aprimorados até novembro, participando ativamente da cobertura colaborativa da COP30.

A Vasta Extensão da Amazônia

O projeto, além de atividades presenciais em Belém, engloba estudantes de outros estados da região Norte, expandindo a rede de parceiros e assegurando a representação de diversas realidades amazônicas na cobertura da conferência.

A COP30 na Amazônia

A programação reunirá representantes de quase 200 países para debater políticas globais de combate à crise climática.

É a primeira vez que o evento será realizado na Amazônia, sendo considerado estratégico para o futuro climático do planeta.

O MídiaCOP é uma iniciativa da SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) e do MEC (Ministério da Educação), em parceria com a França.

O programa, com duração de 24 meses, promove educação midiática, sustentabilidade e o protagonismo estudantil, capacitando professores e estudantes para participar ativamente da cobertura da COP30 e aprimorar práticas pedagógicas em consonância com os ODS/ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O COP 30: o que os cientistas afirmam sobre o cenário climático global.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.