Jovem uzbeque conquista Copa do Mundo de Xadrez
O uzbeque Javokhir Sindarov fez história ao se tornar o jogador mais jovem a conquistar a Copa do Mundo de Xadrez. Ele derrotou o chinês Wei Yi no desempate da final, realizada em Goa, na Índia, nesta quarta-feira (26). Com apenas 19 anos, Sindarov venceu Wei na segunda partida do desempate, após empates na primeira partida rápida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A final foi marcada por momentos emocionantes, onde Sindarov se beneficiou da má gestão de tempo de seu adversário. Wei pressionou o relógio diversas vezes para garantir seu incremento de 10 segundos, mas com apenas um segundo restante, cometeu um erro em uma posição favorável, permitindo que Sindarov levasse o prêmio de US$ 120.000 (R$ 644.000).
Próximos desafios para os campeões
Além de Sindarov e Wei, o russo Andrey Esipenko, que ficou em terceiro lugar, também garantiu uma vaga no Torneio de Candidatos. Este torneio ocorrerá de 28 de março a 16 de abril e definirá quem desafiará o atual campeão Gukesh Dommaraju pelo título mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O trio se junta ao vencedor e ao vice-campeão do Grand Swiss, Anish Giri, da Holanda, e ao alemão Matthias Bluebaum. Também se destaca o vencedor do circuito FIDE de 2024, Fabiano Caruana, dos Estados Unidos. A data e o local da disputa pelo título mundial de 2026 ainda não foram divulgados.
