Jovem britânica entra em estado de coma após procedimento de tatuagem: como garantir a segurança
O procedimento é considerado seguro, contudo exige atenção à higiene do ambiente e à origem da tinta empregada.

Uma mulher britânica de 29 anos foi hospitalizada e entrou em coma logo após fazer uma tatuagem na cidade de Benidorm, na Espanha. Poppy-mae Crutchley estava viajando pelo país europeu para celebrar a formatura de solteira de uma amiga, informou Jodie Odell, na arrecadação que ela organizou no site GoFundMe, para auxiliar nos custos do tratamento de saúde da jovem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a descrição da campanha, Poppy utilizou o primeiro dia para consumir bebidas com amigas e realizar a tatuagem. Em seguida ao procedimento corporal, “Poppy se sentiu mal, tão mal que foi ao hospital, onde, surpreendentemente, foram atendida prontamente devido à falta de oxigênio em seu organismo e ao excesso de fluido em seu coração”, relata a descrição.
Ela permanecia em estado crítico, com o coração, rins e pulmões apresentando falhas. Na última quinta-feira (3), Poppy acordou do coma, porém continua hospitalizada.
Leia também:

África do Sul rejeita ser “anti-americana” após nova ameaça tarifária de Trump

Dólar avança em cenário de incertezas em relação a tarifas e risco provocado pela declaração de Trump sobre o Brics

Mercado revisa para baixo projeção do IPCA para 2025 e observa expansão do PIB
Não se sabe com precisão se o quadro foi resultado de uma infecção bacteriana por conta da tatuagem, ou se houve algum outro tipo de contaminação. Contudo, a situação sinaliza um alerta quanto aos riscos de realizar uma tatuagem sem a devida higiene.
Como garantir a segurança ao fazer uma tatuagem?
A realização de tatuagens não é contraindicada à saúde. A cardiologista Stephanie Risk explica à CNN que não devemos temer, até porque existem tatuagens terapêuticas. O ponto principal é tomar cuidado ao escolher um estúdio, verificando principalmente a assepsia do local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isto é relevante considerando o processo de execução de uma tatuagem: para que a tinta permaneia de maneira definitiva na pele, o equipamento do tatuador apresenta uma agulha que perfura a pele repetidamente, introduzindo minúsculas partículas de tinta na camada superficial da pele a cada perfuração. Assim, a pele é danificada, o que a torna suscetível à entrada de microrganismos no organismo.
Conforme a Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos de referência na prática clínica, as possíveis complicações de uma tatuagem são:
A FDA (Food and Drug Association, instituição estadunidense com papel semelhante à Anvisa no Brasil) recomenda que você procure um profissional de saúde se você notar qualquer vermelhidão no local tatuado e/ou apresentar febre após a tatuagem. É importante também coletar informações sobre a tinta utilizada nesses casos, para que possam identificar quais substâncias foram injetadas em sua pele.
É recomendável que você faça perguntas sobre as precauções de segurança do local em que está sendo realizado o procedimento, indagando se:
Em caso de dúvidas sobre a resposta a qualquer um desses tópicos, é melhor evitar fazer a tatuagem naquele local. “É importante pedir e cobrar do profissional qual é a tinta utilizada”, reforça Risk.
Utilizar anestesia para realizar tatuagens é permitido? Consulte as orientações.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.