Jornalista lança novas acusações contra Moraes devido a supostos excessos na manifestação de 8 de janeiro
Evidências documentais e mensagens de WhatsApp indicam que o STF teria empregado métodos ilegais para deter manifestantes; Moraes teria criado uma estru…

O jornalista Michael Shellenberger publicou na segunda-feira (4) um documento que aponta que o STF (Supremo Tribunal Federal) formou uma força-tarefa ilegal para prender os manifestantes pró-Bolsonaro durante os atos de 8 de janeiro de 2023. A reportagem é assinada pelos jornalistas David Âgape e Eli Vieira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Documentos oficiais e mensagens de WhatsApp indicam que o ministro Alexandre de Moraes estabeleceu um procedimento interno para apurar os perfis de redes sociais dos participantes nos ataques em Brasília, visando justificar a execução das prisões.
A operação seria coordenada por um grupo no WhatsApp com servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo o ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro.
Leia também:

Segundo levantamento Atlas/Bloomberg, 52% expressam desconfiança em relação ao governo federal, enquanto 47% demonstram confiança

Eduardo prevê novas sanções e afirma que não existe situação no STF que seja favorável

Barroso e Fux debatem em sessão no STF: “Não está sendo fiel aos fatos”
As capturas do WhatsApp divulgadas na reportagem revelam uma conversa entre Cristina Yukiko Kusahara, então chefe de gabinete do ministro Alexandre de Moraes, e Tagliaferro. Em um dos diálogos, Cristina argumenta que a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou liberdade provisória para os presos preventivos, porém o ministro (Alexandre de Moraes) não desejava liberá-los antes de analisar as redes sociais deles.
O grupo onde as conversas ocorriam foi desativado em 1º de março de 2023, quando o juiz Airton Vieira determinou “Despeço-me aqui, singelamente [â¦] que nas audiências de custódia possamos dar a cada um o que lhe é de direito: a prisão”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reportagem avalia a conduta do juiz, tendo em vista que ele exerceu função de assessor judicial de Moraes no STF nas audiências de custódia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
A CNN contatou o ministro Alexandre de Moraes, a chefe de gabinete de Moraes no STF, Cristina Yukiko Kusahara, o juiz Airton Vieira e Eduardo Tagliaferro, que foi assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no TSE, nomeado por Moraes em 2022. Até o momento, não houve resposta. A publicação permanece aberta a manifestações.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)