Jornal da comitiva presidencial é removido da Casa Branca após o caso Epstein
A assessoria de imprensa declarou que a exclusão ocorreu “em razão da conduta falsa e difamatória do The Wall Street Journal”, em referência ao artigo r…
Após a posse, a Casa Branca passou a controlar o denominado “pool de imprensa” que acompanha o presidente dos EUA, e jornalistas temeram que o governo Trump utilizasse esse poder para retaliação contra veículos de comunicação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na segunda-feira (21), a Casa Branca anunciou a remoção de um dos assentos mais procurados na viagem do presidente americano Trump à Escócia.
A secretária de imprensa Karoline Leavitt declarou que a alteração foi motivada pela “conduta falsa e difamatória do Wall Street Journal”, em referência à recente reportagem do jornal sobre Trump e Jeffrey Epstein.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Confiamos plenamente no rigor e na precisão da nossa reportagem e defenderemos vigorosamente qualquer ação judicial”.
A tentativa da Casa Branca de punir um veículo de mídia cuja cobertura ela desaprova é profundamente preocupante e desafia a Primeira Emenda, afirmou Weijia Jiang, presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca, em comunicado.
Leia também:
Trump e Xi Jinping se encontram em Busan para discutir relações econômicas cruciais
Polícia de Paris prende mais cinco suspeitos do roubo das joias da coroa francesa no Louvre
Estados Unidos ordenam testes nucleares em resposta à China e Rússia
Organizações de defesa da liberdade de imprensa também condenaram rapidamente a decisão da Casa Branca.
A atitude foi considerada inconstitucional, para não ser vingativa e excessivamente sensível, visto que um presidente revogue o acesso para punir um veículo por publicar uma reportagem que ele tentou encobrir, afirmou Seth Stern, diretor de advocacy da Freedom of the Press Foundation.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












