Jornais estrangeiros relatam aumento de tarifas de 75% nos Estados Unidos para o Brasil

O presidente dos Estados Unidos anunciou medida nesta quarta-feira.

09/07/2025 18:57

3 min de leitura

Jornais estrangeiros relatam aumento de tarifas de 75% nos Estados Unidos para o Brasil
(Imagem de reprodução da internet).

O anúncio do presidente Donald Trump sobre uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros importados aos Estados Unidos, divulgado nesta quarta-feira (9), é noticiado em diversos jornais internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Financial Times, jornal britânico referência na cobertura de economia e negócios, anuncia na manchete a decisão do republicano.

Um destaque similar é notado no site do The Guardian, também do Reino Unido.

Leia também:

O anúncio de Trump também é divulgado no site do The Wall Street Journal, principal jornal econômico dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos anunciou que aplicará uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A nova alíquota entrará em vigor a partir de 1º de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O republicano divulgou a notícia em carta direcionada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua rede social, Truth Social. No documento, Trump acusa a cobrança, além de uma relação que considera injusta com o país, o posicionamento do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato – inclusive pelos Estados Unidos –, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!

Devido aos ataques sutis do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos, incluindo as recentes ações do Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura secretas e ilegais em plataformas de mídia social dos EUA, com ameaças de multas milionárias e expulsão do mercado brasileiro, a partir de 1º de agosto de 2025, os EUA imporão ao Brasil uma tarifa de 50% sobre qualquer remessa de produtos brasileiros para os Estados Unidos, além de todas as tarifas setoriais.

Esta é a mais alta entre as tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA nesta semana, afirmando que “isso é necessário para corrigir as graves injustiças do atual regime”.

Trump reiterou que a relação comercial entre os países é “muito injusta”, caracterizada por desequilíbrios causados por “políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil”, e que os EUA deveriam romper com essa relação comercial de longa data.

Trump já havia anteriormente declarado que anunciaria a tarifa contra o Brasil após conversar com repórteres na Casa Branca. “O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom”, afirmou o presidente dos EUA.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), liderou o posicionamento do governo brasileiro sobre a tensão comercial, avaliando, após a declaração inicial do republicano, que a cobrança seria injusta.

Não vislumbro justificativas para o aumento de tarifas em relação ao Brasil. O Brasil não é um problema para os Estados Unidos. Assim, configura-se uma medida que, em relação ao Brasil, é injusta e prejudica a economia americana.

Publicado por Gabriel Bosa

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.