Jogo do bicho: Marcelo “Cupim” é preso por morte do filho de “Piruinha”
Um invasor é acusado de participação na morte do herdeiro de Piruinha e de um policial militar; investigações mostram ligações com policiais e ganhos no…

Marcelo Simões Mesqueu, conhecido como Marcelo “Cupim”, foi preso na manhã desta segunda-feira (30) em uma residência de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele é alvo de mandado de prisão preventiva expedido pela 4ª Vara Criminal da Capital, em uma operação conjunta entre o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desta vez, a prisão de Cupim está relacionada ao assassinato de Haylton Carlos Gomes Escafura, herdeiro de um dos clãs ligados à exploração do jogo do bicho no Rio de Janeiro, e de sua então namorada, a soldada da PM Franciene de Souza. Os assassinatos ocorreram em 2017.
Além da prisão, a operação cumpre 15 mandados de busca e apreensão contra outros seis investigados, incluindo dois policiais militares. Os mandados foram cumpridos em endereços nos municípios do Rio de Janeiro, Cabo Frio (RJ) e Florianópolis (SC).
Leia também:

Mulher é presa no RJ após suspeita de envolvimento em golpe semelhante ao de “Boa Noite, Cinderela”

“Será que vão nos prender se matarmos”, publicou ‘Ratomen’, falecido em operação no RJ

Vídeo exibe jovem dançando em festa funk antes de seu assassinato no RJ
Cupim é considerado o líder das atividades de jogo de azar na Zona Norte da capital e tem ligação com o agiota Bernardo Bello. De acordo com o Gaeco, ele teria assumido alguns pontos de apostas do também infrator Piruinha. A disputa por esses pontos estaria relacionada ao assassinato de Haylton, que teria tentado retomar os territórios.
As investigações sobre o contraventor também apontam para o possível envolvimento de pistoleiros ligados ao grupo de extermínio conhecido como “Escritório do Crime”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Histórico de prisão e campeonato de Poker.
Esta é a segunda vez que Marcelo Cupim é preso em menos de dois anos.
Em dezembro de 2023, ele havia sido capturado pela Polícia Federal após quase um mês foragido, ao ser localizado quando deixava a filha em uma escola particular na Barra da Tijuca. A ação ocorreu através de uma investigação por organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Fim da Linha.
O histórico criminal de Marcelo também abrange suspeitas relacionadas ao funcionamento de bingos clandestinos em Copacabana, supostamente com a cumplicidade de policiais militares.
Apesar de ter antecedentes criminais, Marcelo Cupim também se destacou no circuito profissional de poker. Reconhecido por sites especializados, ele conquistou o Campeonato Brasileiro em 2019 e o título do European Poker Tour em 2022. Acumula mais de US$1,9 milhão em premiações, incluindo torneios online e presenciais no Brasil e no exterior.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.