Jogo do bicho: Marcelo “Cupim” é preso por morte do filho de “Piruinha”
Um invasor é acusado de participação na morte do herdeiro de Piruinha e de um policial militar; investigações mostram ligações com policiais e ganhos no…

Marcelo Simões Mesqueu, conhecido como Marcelo “Cupim”, foi preso na manhã desta segunda-feira (30) em uma residência de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele é alvo de mandado de prisão preventiva expedido pela 4ª Vara Criminal da Capital, em uma operação conjunta entre o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desta vez, a prisão de Cupim está relacionada ao assassinato de Haylton Carlos Gomes Escafura, herdeiro de um dos clãs ligados à exploração do jogo do bicho no Rio de Janeiro, e de sua então namorada, a soldada da PM Franciene de Souza. Os assassinatos ocorreram em 2017.
Além da prisão, a operação cumpre 15 mandados de busca e apreensão contra outros seis investigados, incluindo dois policiais militares. Os mandados foram cumpridos em endereços nos municípios do Rio de Janeiro, Cabo Frio (RJ) e Florianópolis (SC).
Leia também:

Suspeitos são presos por fazerem parte de organização criminosa que roubava residências de alto padrão

Polícia apura esquema de fraude envolvendo caipirinha vendida por R$ 20 mil em Copacabana

Morte no Rio de Janeiro levanta preocupações sobre os perigos da internet entre jovens
Cupim é considerado o líder das atividades de jogo de azar na Zona Norte da capital e tem ligação com o agiota Bernardo Bello. De acordo com o Gaeco, ele teria assumido alguns pontos de apostas do também infrator Piruinha. A disputa por esses pontos estaria relacionada ao assassinato de Haylton, que teria tentado retomar os territórios.
As investigações sobre o contraventor também apontam para o possível envolvimento de pistoleiros ligados ao grupo de extermínio conhecido como “Escritório do Crime”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Histórico de prisão e campeonato de Poker.
Esta é a segunda vez que Marcelo Cupim é preso em menos de dois anos.
Em dezembro de 2023, ele havia sido capturado pela Polícia Federal após quase um mês foragido, ao ser localizado quando deixava a filha em uma escola particular na Barra da Tijuca. A ação ocorreu através de uma investigação por organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Fim da Linha.
O histórico criminal de Marcelo também abrange suspeitas relacionadas ao funcionamento de bingos clandestinos em Copacabana, supostamente com a cumplicidade de policiais militares.
Apesar de ter antecedentes criminais, Marcelo Cupim também se destacou no circuito profissional de poker. Reconhecido por sites especializados, ele conquistou o Campeonato Brasileiro em 2019 e o título do European Poker Tour em 2022. Acumula mais de US$1,9 milhão em premiações, incluindo torneios online e presenciais no Brasil e no exterior.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.