Jogadores da NHL podem ficar de fora das Olimpíadas de Inverno em Milão em 2026 devido a preocupações com a segurança do gelo na Arena Santagiulia.
Os atletas da NHL, a principal liga de hóquei do mundo, podem não competir nas próximas Olimpíadas de Inverno, que ocorrerão em Milão, caso considerem que a qualidade do gelo não é segura. A declaração foi feita por Bill Daly, vice-comissário da liga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento, programado para fevereiro de 2026, marcaria o retorno dos jogadores da NHL às Olimpíadas pela primeira vez desde 2014.
Entretanto, surgiram preocupações em relação à Arena Santagiulia, onde serão realizados os jogos de hóquei masculino e feminino. Os problemas estão relacionados ao tamanho da pista e à qualidade do gelo. Segundo informações do The Athletic, a pista, que mede 60 metros por 26 metros, é mais de um metro mais curta do que os 200 pés exigidos pela NHL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora a largura da pista atenda às especificações da liga, o comprimento reduzido gera apreensão, especialmente devido à alta velocidade das colisões no esporte.
A IIHF, Federação Internacional de Hóquei no Gelo, respondeu às preocupações, afirmando que as dimensões da pista, embora diferentes das típicas da NHL, estão de acordo com suas regulamentações. A entidade destacou que as medidas são semelhantes às utilizadas nos Jogos de Pequim em 2022.
Em comunicado, a IIHF afirmou que todos os envolvidos concordam que as diferenças nas especificações da pista não devem afetar a segurança ou a qualidade do jogo.
Além das dimensões da pista, a qualidade do gelo também é uma preocupação. A construção da Arena Santagiulia enfrentou atrasos, com a conclusão prevista para 2 de fevereiro, apenas três dias antes do início do torneio feminino. Testes no novo local estão agendados para 9 a 11 de janeiro.
Ron Hainsey, diretor executivo assistente da NHLPA, revelou que os jogadores estão mais preocupados com a qualidade do gelo do que com o tamanho da pista.
O torneio feminino ocorrerá na Arena Santagiulia e na Milano Rho Arena de 5 a 19 de fevereiro, enquanto o torneio masculino começará em 11 de fevereiro, com cinco jogos nas primeiras 30 horas, e a final marcada para 22 de fevereiro. Daly comentou que, embora os problemas de construção não sejam considerados “insuperáveis”, a NHL está intensificando esforços para garantir a segurança do gelo em Milão.
“Estamos enviando especialistas e técnicos de gelo para ajudar na finalização do local de forma aceitável para os atletas da NHL. Estou otimista de que será produtivo”, afirmou Daly. Ele também mencionou que não há um plano de contingência caso as necessidades da liga não sejam atendidas, mas expressou confiança de que soluções adequadas serão encontradas, caso necessário.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 serão coorganizados por Milão e a estação alpina de Cortina d’Ampezzo, de 6 a 22 de fevereiro.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.