O ex-presidente Joe Biden planeja construir uma biblioteca presidencial em Delaware, e iniciará em breve uma campanha de arrecadação de fundos para concretizar o projeto, de acordo com um membro sênior da Fundação Joe e Jill Biden.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é que o esforço represente um grande desafio, considerando que as bibliotecas presidenciais envolvem custos elevados, podendo atingir centenas de milhões de dólares. Biden iniciará a arrecadação de fundos mais tarde do que seus antecessores, e as doações ocorrem enquanto os democratas continuam debatendo seu rumo e onde alocar recursos.
A biblioteca será um componente essencial dos esforços para consolidar o legado de Joe Biden. Após deixar a Casa Branca, Biden, de 82 anos, dedicou-se majoritariamente à sua passagem pela vida em Delaware, realizando apenas algumas aparições públicas.
LEIA TAMBÉM!
Em maio, ele começou o tratamento para uma forma agressiva de câncer de próstata que se propagou aos ossos.
A equipe de Joe Biden pretende criar um museu imersivo para apresentar seu legado e deseja que a biblioteca se torne um centro de liderança, serviço e engajamento cívico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto funcionará como um ambiente dinâmico e permanente onde história, aprendizado e liderança cívica se encontram, inspirando as próximas gerações a liderar com propósito, servir suas comunidades e fortalecer nossa nação, afirmou o membro sênior.
A fundação aprovou recentemente um conselho de governança com 13 membros, composto por aliados próximos e ex-funcionários da administração. Rufus Gifford, um experiente arrecadador de fundos democrata que atuou nas administrações Biden e Barack Obama, será o presidente do conselho. Outros membros relevantes incluem o ex-secretário de Estado Antony Blinken, o ex-governador de Delaware Jack Markell e Steve Ricchetti, ex-assessores de Biden.
A equipe de Biden ainda não definiu o custo da biblioteca, mas uma fonte próxima ao assunto estima que o valor ultrapasse várias centenas de milhões de dólares. A biblioteca deverá ser significativamente menor em tamanho em comparação com o amplo complexo que abriga a biblioteca do ex-presidente Barack Obama, que estabeleceu um objetivo de arrecadação de 1,6 bilhão de dólares.
O comitê inaugural do presidente Donald Trump levantou 239 milhões de dólares para as comemorações, e uma pessoa próxima à captação de recursos de Trump indicou anteriormente que as doações excedentes deveriam ser destinadas à biblioteca presidencial de Trump, para a qual ele já começou a arrecadar fundos. Por exemplo, os termos de um acordo de retificação que Trump fez no final do ano passado com a ABC News direcionaram 15 milhões de dólares para uma “fundação e museu presidencial”.
A captação de recursos para a biblioteca de Biden pode ser um desafio. Alguns doadores já manifestaram reservas à CNN em relação a doar dinheiro para o projeto, devido à frustração com o modo como o ex-presidente encerrou seu mandato e à preocupação de se tornarem alvos de Trump.
A equipe de Biden realizou visitas e reuniões com outras bibliotecas presidenciais, além de manter diálogos com líderes locais em Delaware acerca de potenciais parcerias, no âmbito dos trabalhos de planejamento.
A localização exata da biblioteca ainda não foi definida. Após deixar a vice-presidência, Biden trabalhou com a Universidade de Delaware para estabelecer o Biden Institute, e diversos documentos de sua trajetória na Câmara Alta estão armazenados no local.
Fonte por: CNN Brasil