Jerome Powell sob investigação: Pressões políticas de Donald Trump e a defesa da autonomia do Fed

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, revela estar sob investigação federal por resistir a pressões de Donald Trump para reduzir juros. Entenda!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Investigação sobre Jerome Powell e Pressões Políticas

No último domingo (11), Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, revelou que está sob investigação por procuradores federais. A investigação se deve à sua resistência em ceder à pressão do governo do presidente Donald Trump para reduzir a taxa de juros nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Powell afirmou: “A ameaça de acusações criminais é uma consequência do Federal Reserve definir as taxas de juros com base em nossa melhor avaliação do que servirá ao público, em vez de seguir as preferências do presidente.” Ao longo do último ano, Trump e seus aliados criticaram Powell por não atender ao pedido de redução das taxas.

Embora o Fed tenha diminuído as taxas três vezes consecutivas no segundo semestre do ano passado, autoridades indicaram que novas reduções são improváveis no futuro próximo. Powell destacou seu respeito pelo Estado de Direito e pela responsabilidade democrática, afirmando que “ninguém — certamente não o presidente do Federal Reserve — está acima da lei”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele também mencionou sua experiência em quatro administrações, tanto democratas quanto republicanas, enfatizando que sempre atuou sem medo ou favorecimento político. “O serviço público às vezes exige firmeza diante de ameaças. Continuarei a fazer o trabalho para o qual o Senado me confirmou, com integridade e compromisso em servir ao povo americano”, concluiu Powell.

LEIA TAMBÉM!

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Sair da versão mobile