Jens-Frederik Nielsen se pronuncia sobre acordo com os EUA e defende soberania da Groenlândia

Jens-Frederik Nielsen, primeiro-ministro da Groenlândia, se pronuncia sobre acordos com os EUA e reafirma a soberania da ilha. Entenda os detalhes!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Primeiro-ministro da Groenlândia se pronuncia sobre acordo com os EUA

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, declarou nesta quinta-feira (22) que não está certo sobre os detalhes da “estrutura” para um “futuro acordo” referente à Groenlândia, conforme anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em coletiva de imprensa em Nuuk, Nielsen afirmou: “Ninguém além da Groenlândia e do Reino da Dinamarca tem mandato para fazer acordos sobre a Groenlândia sem nossa participação”.

Trump havia anunciado na quarta-feira (21) que, após uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, a questão da Groenlândia foi discutida. Nielsen mencionou que já havia transmitido informações sobre a posição do governo da Groenlândia durante essa reunião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posição da Groenlândia sobre a soberania

O primeiro-ministro enfatizou que a Groenlândia está disposta a considerar planos para uma maior integração na Otan, incluindo a possibilidade de uma “missão permanente” na ilha. No entanto, ele destacou que qualquer proposta deve respeitar a soberania da Groenlândia.

“Temos uma responsabilidade. Portanto, vamos discutir isso pelos canais adequados, de maneira respeitosa. Estou confiante de que podemos chegar a um acordo que beneficie ambos os lados”, comentou Nielsen. Ele também ressaltou que a soberania e a integridade territorial da Groenlândia são uma “linha vermelha”.

LEIA TAMBÉM!

Escolhas da Groenlândia

Durante a coletiva, Nielsen reafirmou a posição clara da Groenlândia: “Resumindo, escolhemos o Reino da Dinamarca. Escolhemos a União Europeia, escolhemos a Otan. Esta não é uma questão apenas para a Groenlândia e o Reino da Dinamarca, mas sim para a ordem mundial de todos nós”, concluiu.

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Sair da versão mobile