Japão prossegue com negociações com os Estados Unidos sobre tarifas na quinta-feira (17)

O país busca evitar uma alíquota de 25% que será aplicada caso não haja um acordo até o dia 1º de agosto.

17/07/2025 9:29

1 min de leitura

Japão prossegue com negociações com os Estados Unidos sobre tarifas na quinta-feira (17)
(Imagem de reprodução da internet).

O principal negociador comercial do Japão, Ryosei Akazawa, dialogou com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, sobre os arancões americanos nesta quinta-feira (17), com Tóquio buscando evitar uma alíquota de 25% que será aplicada caso não haja um acordo até o prazo final de 1º de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma ligação de 45 minutos, as partes confirmaram suas posições relativas às tarifas americanas e tiveram uma discussão aprofundada, afirmou o governo japonês em comunicado, ressaltando que Tóquio prosseguirá com o diálogo com Washington.

As ligações telefônicas aconteceram após o presidente Donald Trump declarar na quarta-feira que os EUA provavelmente continuarão com as tarifas de 25% sobre as importações do Japão, que entrarão em vigor a partir de 1º de agosto, a menos que os países fechem um acordo comercial.

Leia também:

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, se reunirá com o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em Tóquio na sexta-feira, informou o governo japonês em comunicado.

Bessent está visitando o Japão para participar do dia nacional dos EUA na World Expo 2025 em Osaka, no sábado. Akazawa estará em Osaka no sábado para receber a delegação dos EUA liderada por Bessent.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Existem alguns pontos que não podemos abrir mão”, declarou Akazawa aos repórteres nesta quinta-feira. “No entanto, esperamos prosseguir com os esforços para alcançar um acordo, considerando o primeiro de agosto como um marco.”

O Japão não obteve um acordo comercial com os EUA devido a dificuldades em conseguir reduções nas tarifas de 25% sobre automóveis, um componente essencial da economia exportadora do país.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.