Japão fará auditoria em março de 2026 para avaliar o sistema sanitário da carne bovina brasileira, abrindo portas para o mercado japonês. Saiba mais!
O governo japonês realizará uma auditoria para examinar o sistema sanitário da carne bovina do Brasil em março de 2026. Essa ação faz parte do processo para a abertura do mercado japonês ao produto brasileiro, conforme informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (26).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil, que é o maior exportador de carne bovina do mundo, busca há décadas acessar o mercado japonês, que é considerado de alto valor agregado. Neste ano, as negociações avançaram após a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão.
O jornal Valor Econômico destacou que a avaliação do Japão se concentrará inicialmente nos três Estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Essa escolha se deve a questões sanitárias, uma vez que esses Estados foram declarados livres da febre aftosa antes de outras regiões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora o Brasil tenha obtido, em maio, o status nacional de livre da doença sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal, o último surto registrado no país ocorreu em 2006. A febre aftosa não apresenta riscos à saúde humana, mas afeta a produtividade dos rebanhos, o que gera preocupação em relação à sanidade animal.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.