Japão e União Europeia abordarão a possibilidade de compra conjunta de terras raras, apuração do Nikkei
Regiões buscam diminuir a dependência da China.

Japão e União Europeia vão analisar parcerias público-privadas combinadas para diminuir a dependência da China em setores como a obtenção de terras raras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
À medida que a China, principal fornecedora de terras raras, intensifica os controles de exportação, os fabricantes mundiais expressam preocupação de que a decisão de Pequim de restringir as exportações de ligas, misturas e pós de terras raras possa diminuir a produção e afetar as cadeias de suprimentos.
Em nível global, os países têm buscado proteger as cadeias de abastecimento de terras raras para reduzir o domínio da China sobre os materiais empregados na fabricação de armas, veículos elétricos e diversos eletrônicos.
Leia também:

Pedrinho conversa com Fábio antes de jogo contra o Fluminense

Alckmin declara que não há relação entre a carta de Trump a Bolsonaro

A prefeitura organiza eventos gratuitos de férias para crianças e adolescentes em diferentes regiões do Recife
Japão e União Europeia lançarão um novo diálogo “econômico dois mais dois” para reunir seus ministros das Relações Exteriores e da Economia, que será anunciado na cúpula de líderes Japão-UE, marcada para 23 de julho, de acordo com a reportagem.
As negociações buscam identificar pontos específicos de cooperação entre as partes a partir deste verão (no hemisfério norte).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os países estabelecerão conjuntamente redes de fornecimento para minerais cruciais, incluindo terras raras, após os dois lados chegarem a um novo acordo em nível operacional.
Eles enfatizam a simplificação das regulamentações da UE e debatem como as empresas japonesas podem participar de projetos do bloco, conforme a nova estrutura que visa fortalecer os laços entre eles, informou o Nikkei.
As negociações também incluirão Stephane Sejourne, vice-presidente executivo de Prosperidade e Estratégia Industrial da Comissão Europeia.
Em março deste ano, o Departamento de Defesa dos EUA firmou um acordo bilionário com a MP Materials, o que o transformará em seu principal acionista, visando expandir a produção de terras raras.
O Irã está conduzindo conversas com o Chile e o Peru para garantir o acesso a minerais importantes, conforme negociações em curso do acordo de livre comércio, informou a Reuters no início da semana, citando uma fonte do Ministério do Comércio.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.