Janja permaneceu fora do país por 130 dias, 24 unidades a mais do que Lula

A primeira-dama Janja esteve presente em 35 países desde janeiro de 2023, atuando como representante do governo em duas situações, sem ocupar cargo oficial.

01/06/2025 6:03

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A primeira-dama Janja Lula da Silva permaneceu fora do Brasil por 130 dias desde sua chegada ao Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma pesquisa da Poder360 apurou 30 viagens e 35 países visitados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2025, já foram 27 dias fora do país. Janja realizou 5 viagens para outros países, sendo que em duas delas atuou como representante do governo brasileiro, mesmo sem ocupar cargo público.

Formulário de cadastro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui estão as viagens.

A viagem a Itália foi duramente criticada pela oposição. O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) protocolou uma representação na CGU (Controladoria Geral da União) solicitando uma investigação sobre os gastos da primeira-dama durante a viagem a Roma.

Leia também:

Em abril, a AGU (Advocacia-Geral da União) divulgou uma instrução normativa que revogava o direito de um cônjuge ou cônjuge de um Presidente da República assumir responsabilidades oficiais em nome do país.

Na prática, contudo, pouca mudança em relação à mulher de Lula. Assinado pelo ministro da AGU, Jorge Messias, o texto reconhece que a atuação de Janja tem “natureza jurídica própria”, o que possibilita a realização de atividades representativas e simbólicas de caráter social, cultural, cerimonial, político e diplomático.

Em viagens anteriores (Japão, Vaticano, Rússia e China), Janja acompanhou Luiz Inácio Lula da Silva ou este junto à comitiva. Ela afirma que, ao visitar Tóquio, no Japão, fez-o para reduzir os gastos com a passagem aérea.

A socióloga viajou para Moscou (Rússia) quatro dias antes do chefe do Executivo, por convite do governo russo. Participou das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, data que celebra a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Da capital russa, partiu para a China acompanhada do marido e de uma comitiva de pelo menos 130 pessoas. Em reunião privada com o presidente chinês, Xi Jinping, Janja solicitou a regulamentação da rede social TikTok.

O incidente provocou irritação no presidente. A ele, em Pequim, relatou que a indagação surgiu dele e não de sua esposa, embora tenha confirmado que ela solicitou a palavra e comentou sobre a rede social chinesa.

Como essa pergunta chegou à imprensa? Estavam só os meus ministros ali, o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a audácia de ligar para alguém e contar uma conversa que teve em um jantar, que era uma coisa muito, muito confidencial e muito pessoal. O fato da minha mulher ter pedido a palavra é porque minha mulher não é cidadã de 2ª classe. Ela entende mais de rede digital do que eu.

Após retornar ao Palácio do Planalto, o petista permaneceu 106 dias no exterior. Em 2025, foram 18 dias. A próxima viagem internacional está agendada: Lula embarcará para a França na terça-feira (3.jun) à noite e só retorna na semana seguinte, em 9 de junho. Mesmo passando uma semana fora do Brasil, o número de dias viajando não se iguala ao total de Janja.

Em 2023, a socióloga acompanhou o presidente em todas as viagens internacionais. Não realizou compromissos próprios fora do país. Em 2024, Janja participou de quatro eventos oficiais, sendo designada pelo presidente ou convidada a representar o Brasil em caráter oficial, além de sua função de primeira-dama.

Janja acompanha frequentemente Lula em suas viagens internacionais. A única exceção desde o início do terceiro mandato do petista foi a viagem ao Chile, em agosto, ocasião em que foi recebida com honras de chefe de Estado pela presidente Gabriel Boric.

A primeira-dama não o acompanhou na época e permaneceu isolada por mais de 20 dias após ter passado por um procedimento estético.

A cirurgia nunca foi oficialmente confirmada pelo governo. À revista Poder360, a assessoria da primeira-dama declarou que ela estava cursando aulas intensivas de inglês e francês.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.