James Vowles defende menos treinos livres e mais corridas na Fórmula 1
James Vowles defende encurtamento de finais de semana para otimizar calendário da Fórmula 1 e gerar maior debate.
Fim de Semana de Corrida Mais Curto é o Argumento de Vowles em Singapura
O chefe da equipe Williams, James Vowles, defendeu nesta sexta-feira (3), durante o GP de Singapura, que a Fórmula 1 considere reduzir os finais de semana de corrida de três dias para dois. A proposta visa liberar espaço no calendário para a inclusão de mais etapas de corrida.
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O modelo atual compreende dois treinos livres na sexta-feira, um no sábado, seguido da classificação e da corrida no domingo. Vowles propõe eliminar parte dessas atividades, buscando otimizar o tempo das equipes.
“Eu sou alguém que gostaria de debater se deveríamos ir para finais de semana de dois dias – sábado e domingo –, reduzindo a quantidade de treinos livres”, afirmou em coletiva. “Dessa forma, devolvendo 24 dias às equipes, seria possível encaixar mais algumas etapas se quisermos.”
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Discussão sobre o Calendário e a Economia da F1
A temporada 2025 já apresenta um recorde de 24 corridas, um número significativamente superior ao registrado nos anos 2000, quando os campeonatos variavam entre 16 e 18 provas. A pressão por mais eventos está aumentando.
A Fórmula 1 testou o formato de dois dias em Ímola, em 2020, por conta do calendário alterado pela pandemia, mas a ideia não avançou devido à perda de receita para os promotores. A questão financeira é um fator crucial na tomada de decisões.
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Opiniões Divergentes sobre o Modelo Atual
Vowles acredita que essa questão precisa ser negociada diretamente com os organizadores, que teriam de adotar um modelo de cobrança diferente. Ele acredita que o ganho econômico com a realização de mais corridas poderia compensar a ausência de atividades na sexta-feira.
O dirigente revelou já ter conversado sobre o tema com Stefano Domenicali, CEO da F1. “A comissão da Fórmula 1 nem sempre permite discussões estruturadas, mas acho que deveríamos considerar essa possibilidade”, disse.
Apoio a Formato Sprint e o Futuro da F1
A opinião encontra respaldo em Steve Nielsen, diretor da Alpine, que também vê os treinos atuais como excessivos. “Quando temos três sessões de treinos livres, o fim de semana parece muito longo. É bom para o público nas arquibancadas, mas eu apoiaria a realização de mais corridas sprint”, comentou.
Na próxima temporada, Singapura se juntará à lista de circuitos que terão formato sprint, tendência que pode ganhar ainda mais espaço. Nielsen, em tom bem-humorado, evitou cravar um número exato de provas no formato: “Mais de seis, menos de 24”.
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












