Jamaica e mais três países se unem em candidatura para a Copa Feminina de 2031

Mundial de 2031 marcará a estreia de 48 seleções, seguindo o modelo do torneio masculino.

20/10/2025 18:52

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Federações de Futebol da América do Norte Anunciam Candidatura para Copa do Mundo Feminina de 2031

As federações de futebol dos Estados Unidos, México, Costa Rica e Jamaica divulgaram, nesta segunda-feira (20), uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2031. Esta edição será a primeira a contar com 48 seleções.

A Fifa aprovou em maio a ampliação do torneio, que passará de 32 para 48 equipes. O novo formato, que contará com 12 grupos, aumentará o número de partidas de 64 para 104, igualando-se ao torneio masculino de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proposta Visa Legado Duradouro

Em um comunicado conjunto, as federações destacaram que a proposta tem como objetivo proporcionar “o torneio mais impactante da história”, com a intenção de deixar um legado duradouro para o futebol feminino na América do Norte, Central e Caribe.

Leia também:

Cindy Parlow Cone, presidente da U.S. Soccer, expressou orgulho em liderar a candidatura ao lado dos parceiros da Concacaf. “Estamos extremamente orgulhosos de liderar esta candidatura para a Copa do Mundo Feminina de 2031”, afirmou.

Expectativas para o Futuro do Futebol Feminino

“Estamos empolgados em impulsionar o progresso do futebol feminino, criando um legado que vá muito além de 2031 e estabeleça um novo padrão global para o esporte”, acrescentou Cone.

O presidente da Federação Mexicana de Futebol, Mikel Arriola, ressaltou que a proposta conjunta reflete a confiança da Fifa e da Concacaf nas nações candidatas. “A Copa do Mundo Feminina de 2031 será uma oportunidade histórica para consolidar o crescimento do nosso esporte na região”, comentou Arriola.

Próximos Passos da Candidatura

As federações informaram que o livro oficial da candidatura será entregue à Fifa em novembro. A decisão final sobre a sede do torneio deve ser anunciada durante o Congresso da entidade em Vancouver, no dia 30 de abril de 2026.

Histórico e Novidades na Copa do Mundo Feminina

Se aprovada, esta será a primeira Copa do Mundo Feminina realizada em quatro países, além de marcar a estreia de Jamaica e Costa Rica como sedes do Mundial. Os Estados Unidos já sediaram o torneio feminino em 1999 e 2003 e coorganizarão o Mundial masculino de 2026 com México e Canadá.

Vale lembrar que a próxima Copa do Mundo Feminina ocorrerá no Brasil, em 2027.

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.