Jair Bolsonaro se prepara para novo procedimento médico para tratar crises de soluços persistentes após cirurgia de hérnia inguinal. Entenda os riscos!
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está programado para realizar um novo procedimento visando tratar as crises de soluços persistentes que o afligem. O tratamento consiste em um bloqueio anestésico do nervo frênico, que se localiza na região da coluna cervical e se estende até o diafragma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na manhã desta quinta-feira (25), Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal bilateral, conforme informado pela equipe médica. Segundo o cirurgião geral Claudio Birolini, um dos responsáveis pelo tratamento, existe a possibilidade de que o músculo do diafragma fique paralisado após o procedimento.
Birolini destacou que “[o procedimento] pode ter complicações sobre as quais não temos controle, por exemplo, a paralisia do músculo do diafragma, com dificuldade de respiração”. Ele explicou que a intervenção visa a anestesia temporária do nervo e, caso ocorra dificuldade respiratória, será necessário suporte ventilatório artificial até que o efeito do anestésico passe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo a equipe médica, Bolsonaro deverá permanecer internado entre cinco e sete dias para cuidados pós-operatórios. Esse período pode ser estendido caso a intervenção para os soluços ocorra na segunda-feira. A alta hospitalar dependerá da evolução clínica e da capacidade do ex-presidente de retomar cuidados básicos, como tomar banho e realizar o autocuidado.
Quando questionados sobre a possibilidade de Bolsonaro ser transferido para a Superintendência da Polícia Federal após a internação, os médicos afirmaram que é cedo para fazer essa avaliação, ressaltando que tudo dependerá da recuperação nos próximos dias.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.