Carlos Bolsonaro revela que Jair Bolsonaro apresentou mal-estar e está sob monitoramento. Defesa pede prisão domiciliar devido a riscos à saúde. Saiba mais!
O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) informou, nesta segunda-feira (16), que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou um mal-estar durante a tarde e está sob monitoramento. “Recebi a notícia de que o [ex-]presidente Jair Bolsonaro passou mal novamente hoje à tarde e segue sendo monitorado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infelizmente, não tenho mais informações! Sem palavras!”, declarou Carlos.
A CNN Brasil entrou em contato com a defesa e os médicos do ex-presidente e aguarda um retorno. Atualmente, Bolsonaro cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em uma ala conhecida como “Papudinha”, sob a responsabilidade da Polícia Militar do Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na semana passada, a defesa do ex-presidente protocolou um pedido para que ele possa cumprir sua pena em prisão domiciliar. Os advogados mencionam um possível “risco de morte” durante a permanência de Bolsonaro na Papudinha. O pedido foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e destaca a “precariedade” do estado de saúde do ex-presidente, além de riscos que seriam “já comprovados”.
O documento inclui um parecer técnico de Cláudio Birolini, médico do ex-chefe do Executivo. “O parecer técnico é claro ao afirmar que, ‘do ponto de vista estritamente médico, o ambiente de custódia carcerária eleva, de maneira concreta, o risco de descompensação aguda, pneumonia aspirativa, insuficiência respiratória, crises hipertensivas, eventos tromboembólicos, arritmias, novos traumatismos cranioencefálicos e até morte súbita’”, diz o pedido.
A defesa também argumenta que a perícia oficial, realizada pela junta médica da PF (Polícia Federal), reconheceu que a falta de medidas assistenciais, como monitoramento diário, controle rigoroso da pressão arterial e hidratação adequada, pode levar a uma “descompensação clínica súbita com risco concreto de morte”.
Para evitar essa situação, é necessária a observância “rigorosa” e contínua de cuidados médicos e assistenciais a Bolsonaro.
Além disso, o documento enviado a Moraes enfatiza que o ex-chefe do Executivo tem recebido uma dieta especial, controle da pressão arterial e tem realizado exames periódicos.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.