Entre quinta-feira (21) e sábado (23), os mercados globais assistirão a um evento anual de relevância em uma pequena cidade dos Estados Unidos. O Jackson Hole, usualmente chamado assim, reunirá economistas, estudiosos, profissionais do mercado financeiro e representantes do governo americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Seminário de Política Econômica do Fed (Federal Reserve), banco central dos Estados Unidos, é uma das mais antigas conferências dos bancos centrais e ocorre em Jackson Hole, uma vila no estado americano de Wyoming.
Este ano, a 48ª edição do simpósio aborda o tema “Mercados de Trabalho em Transição: Demografia, Produtividade e Política Macroeconômica”.
LEIA TAMBÉM!
Agência Fitch aponta queda acentuada no consumo das famílias nos EUA no período inicial do ano
Índice de intenção de consumo das famílias diminui 0,3% em agosto em relação a julho, aponta a CNC
Governo busca destacar Belém como local para sediar eventos, visando evitar o afastamento de missões
O ponto central do programa é o pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Fed, previsto para sexta-feira (22), último dia do evento.
Em 2025, sobretudo em meio à política comercial de Trump e à divulgação de dados econômicos dos EUA, os mercados devem acompanhar o discurso de Powell com maior atenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investidores avaliaram uma alta probabilidade de o Federal Reserve retomar os cortes na taxa de juros em setembro, o que tem influenciado os mercados nos últimos dias.
Qual é a origem e a relevância de Jackson Hole?
O Jackson Hole acontece desde 1978, buscando fomentar discussões acerca de temas econômicos e políticos internacionais. O encontro reúne representantes de bancos centrais globais, autoridades governamentais americanas, economistas e profissionais do setor financeiro.
O primeiro simpósio do Fed teve como tema “Comércio Agrícola Mundial: O Potencial para o Crescimento” e ocorreu em Kansas City, uma cidade no Missouri, conforme informações do Fed de Kansas City.
Alguns anos depois, em 1982, o evento foi transferido para sua localização atual, em Jackson Hole. Na mesma época, o então presidente do Fed de Kansas City convidou o presidente do Fed da época, Paul Volcker, para participar de um simpósio.
A partir daí, o evento passou a incluir a presença de descendentes do Fed e representantes de bancos centrais internacionais nos anos subsequentes.
Em 2022, o evento recebeu maior destaque pela diversidade de participação. No 45º ano do Jackson Hole, cerca de 30% dos participantes do simpósio e mais de 40% dos palestrantes eram mulheres.
Analise a trajetória dos dólares obtidos pelas taxas de Trump.
Fonte por: CNN Brasil