Itaú afirma que a Selic deve permanecer em 15%, mesmo com as incertezas existentes

O banco projeta que o ciclo de redução da taxa de juros comece no primeiro trimestre de 2026.

25/07/2025 18:58

1 min de leitura

Itaú afirma que a Selic deve permanecer em 15%, mesmo com as incertezas existentes
(Imagem de reprodução da internet).

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve manter a taxa Selic em 15% ao ano, por unanimidade, conforme projeção do Itaú Unibanco no relatório “Cockpit do Copom: novas incertezas, mesma sinalização”, divulgado na sexta-feira (25).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parecer do comitê do Banco Central deve considerar que, mesmo com projeções inflacionárias ainda elevadas em relação à meta, os impactos retardados da política monetária continuam atuando, e a alta incerteza internacional exige maior prudência.

De acordo com o Itaú, a comunicação do Banco Central deve fortalecer a estratégia de juro básico de controle em patamar restritivo por um período considerável, considerando um cenário de inflação projetada superior à meta até 2027.

Leia também:

Isto, afirma, mesmo após o último Relatório de Política Monetária ter demonstrado que as autoridades ainda não incorporaram em seu cenário um intervalo de produção potencialmente menos favorável à inflação.

O banco prevê o início do ciclo de cortes da Selic no primeiro trimestre de 2026, conforme o relatório assinado pelo economista-chefe Mario Mesquita. O Itaú acredita que uma valorização mais significativa do câmbio ou uma desaceleração mais intensa da atividade poderiam antecipar esse primeiro movimento para o final de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Itaú afirma que a aplicação de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras para os Estados Unidos, mesmo em um cenário de dólar fraco, limita a possibilidade de desvalorização da moeda. Adicionalmente, as taxas adicionais elevam a chance de um enfraquecimento econômico mais rápido.

Considera-se que os riscos se mostram mais inclinados para a expectativa de reduções nas taxas de juros, sendo fundamental observar eventuais avaliações do comitê sobre as perspectivas da atividade econômica.

Descubra como realizar pagamentos via Pix por meio de aproximação.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.