Itamaraty declara que Brasil não cederá a pressões após comentário de secretário americano

Marco Rubio classificou de “caça às bruxas” a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que o país responderá adequadamente.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Itamaraty se manifestou nesta quinta-feira (11) em relação às declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, sobre a intenção dos Estados Unidos de responder como “caça às bruxas”, em referência à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do STF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, acompanhado de militares e ex-membros do seu governo.

O secretário proferiu as declarações no X, onde também criticou o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso e já punido pela Lei Magnitsky, e demais juízes do STF.

LEIA TAMBÉM!

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro afirmou que Rubio ignora os fatos e que ameaças não intimidarão.

A pasta respondeu ao X que declarações como a feita hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca a autoridade brasileira e ignora os fatos e as provas dos autos, não intimidarão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declarações como a realizada hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que atacam a autoridade brasileira e desconsideram os fatos e as provas existentes, não comprometerão nossa democracia.

Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O presidente americano Donald Trump manifestou surpresa com a condenação de Bolsonaro por plano de golpe de Estado.

Ele assistiu ao julgamento. Ele o conhece muito bem. Líder estrangeiro, ele era um bom… eu achava que ele era um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram.

Apesar de não confirmar sanções, o presidente dos EUA também elogiou o ex-mandatário brasileiro, descrevendo-o como um homem muito excepcional e afirmando que a condenação não seria algo positivo.

Ele sempre o considerava muito direto, extraordinário, na realidade, como pessoa, um indivíduo notável. Acredito que é algo lamentável. Muito lamentável. Penso que é prejudicial para o Brasil, afirmou.

As perseguições políticas perpetradas por Alexandre de Moraes, que abusa dos direitos humanos, e outros membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil, continuam, com decisões injustas que levaram ao encarceramento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas.

Secretário Marco Rubio (@SecRubio) 11 de setembro de 2025

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Sair da versão mobile