Críticos de Netanyahu Reagem à Proposta de Cessar-Fogo de Trump
Parceiros de extrema direita da coalizão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressaram críticas à proposta de cessar-fogo do presidente dos EUA, Donald Trump, após o Hamas anunciar sua disposição para iniciar negociações. A proposta de Trump inclui a concessão de anistia a membros do Hamas que se comprometam com a coexistência pacífica com Israel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, em comunicado, declarou: “Não faremos parte de uma derrota nacional que seria vergonhosa e se tornaria uma bomba-relógio para o próximo massacre”. Ben Gvir condicionou sua permanência no governo à libertação dos reféns e à eliminação do Hamas após essa fase.
O Ministro das Finanças israelense, Bezalel Smotrich, classificou a decisão de Netanyahu de interromper a ofensiva em Gaza e iniciar negociações sem fogo como um “erro grave”, argumentando que seria uma “receita certa para o Hamas ganhar tempo e para uma crescente erosão da posição de Israel”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Smotrich também publicou em X, afirmando que a decisão do Primeiro-Ministro é um erro grave. Ele enfatizou que a negociação com o Hamas só deveria ocorrer durante um ataque militar.
Embora nenhum dos parlamentares de extrema direita tenha ameaçado deixar o governo imediatamente, ambos indicaram que aguardarão o resultado da libertação dos reféns, considerando essa fase inicial da proposta de cessar-fogo de Trump.
