Notícia publicada algumas horas após o início do cessar-fogo anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump. Leia no Poder360.
A Embaixada de Israel no Reino Unido publicou uma imagem que supostamente mostra um míssil iraniano lançado contra o norte do território israelense durante o cessar-fogo entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A publicação ocorreu nesta terça-feira (24.jun.2025) poucas horas após o início do cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos e anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump.
A representação diplomática israelense na mensagem que acompanha a imagem afirma: “Este é um foguete disparado contra o norte de Israel — não durante uma guerra, mas durante um chamado cessar-fogo. O Irã continua a demonstrar sua verdadeira natureza como um estado terrorista e uma ameaça regional.”
O ministro da defesa de Israel, Israel Katz, ordenou uma resposta militar à suposta violação. “Instruiu os militares do país a respondem energicamente à violação do cessar-fogo pelo Irã com ataques intensos contra alvos do regime em Teerã,” disse o ministro.
O General Eyal Zamir, comandante do Estado-Maior do Exército de Defesa de Israel, afirmou que o país “atacaria com força” o Irã, “considerando a grave violação do cessar-fogo por parte do regime iraniano”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma fonte do governo israelense, sob anonimato, declarou ao jornal The Times of Israel que o Irã violou o cessar-fogo e enfrentará consequências.
As autoridades iranianas negam veementemente as alegações.
A agência estatal ISNA (Agência de Notícias dos Estudantes Iranianos) declarou que as “notícias sobre um ataque de míssil contra Israel após o acordo entrar em vigor são falsas”.
O Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Abdolrahim Mousavi, reiterou a negativa e assegurou que o país não lançou qualquer míssil contra Israel nas últimas horas.
O acordo de cessar-fogo previa a interrupção gradual das hostilidades: o Irã interromperia os ataques inicialmente, seguido por Israel 12 horas depois. De acordo com o anúncio de Donald Trump, a “Guerra dos Seis Dias” seria considerada oficialmente encerrada após 24 horas de trégua respeitada por ambas as partes.
A recente escalada de violência resultou em quatro mortes no lado israelense, devido ao ataque com mísseis iranianos. Em resposta, Israel conduziu um bombardeio em Teerã, que ceifou nove vidas.
O Irã também lançou 14 mísseis contra a maior base militar dos EUA no Oriente Médio, situada no Qatar, onde estão estacionados 10 mil soldados. Donald Trump afirmou que 13 desses projéteis foram abatidos e apenas 1 caiu em área sem risco.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.