Israel nega acusações de genocídio em Gaza apresentadas por comissão da ONU

Relatório apresenta exemplos de crimes, incluindo o aumento dos assassinatos, a obstrução de ajuda humanitária e o deslocamento forçado.

16/09/2025 9:36

1 min de leitura

Israel nega acusações de genocídio em Gaza apresentadas por comissão da ONU
(Imagem de reprodução da internet).

Daniel Meron, embaixador de Israel na ONU, negou veementemente, na terça-feira (16), as conclusões da Comissão de Inquérito das Nações Unidas de que o país praticou genocídio em Gaza, considerando-as um “discurso calunioso”.

A comissão concluiu nesta terça-feira que Israel cometeu genocídio na Faixa de Gaza e que autoridades israelenses de alto escalão, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, incitaram tais atos.

Meron classificou o relatório como “escandaloso” e “falso”, alegando que ele se fundamentava em “estatísticas enganosas e previsões apocalípticas infundadas com base em dados frágeis”.

Leia também:

O relatório do comitê, fruto de uma investigação, apresenta exemplos da escalada de assassinatos, bloqueios de ajuda humanitária, deslocamento forçado e destruição de uma clínica de fertilidade para sustentar a acusação de genocídio, juntamente com grupos de direitos humanos que chegaram à mesma conclusão.

Israel rejeitou a colaboração, alegando que a comissão possui uma agenda política contrária a ele e que está descumprindo seu mandato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A análise jurídica de 72 páginas da comissão constitui a conclusão mais robusta da ONU até o momento, embora o órgão permaneça independente e não represente oficialmente as Nações Unidas.

A Organização das Nações Unidas ainda não empregou o termo genocídio, porém enfrenta uma pressão crescente para tal.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.