Israel lança nova série de ataques aéreos contra houthis no Iêmen

As Forças de Defesa atingiram três portos e uma usina nuclear; segundo Tel Aviv, os locais eram utilizados para atacar civis israelenses.

07/07/2025 18:53

1 min de leitura

Israel lança nova série de ataques aéreos contra houthis no Iêmen
(Imagem de reprodução da internet).

As FDI (Forças de Defesa de Israel) realizaram no domingo (6.jul.2025) novos ataques a bases militares e de matriz energética dos houthis, no Iêmen. O Exército israelense informou que os portos de Al Hudaydah, Ras Isa, Salif e a usina nuclear de Ras Kanatib foram alvo dos ataques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ofensiva dos houthis ocorre em torno da reunião do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), com o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano). O mandatário norte-americano pressiona Israel por um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

As FDI afirmaram, em publicação no X (ex-Twitter), que as bases eram utilizadas para “transferir armas iranianas e atacar civis israelenses”. A força aérea da Índia auxiliou na destruição da infraestrutura do grupo rebelde iemenita.

Leia também:

As operações visavam locais utilizados para transferir armas iranianas e atacar civis israelenses com drones e mísseis. O Exército israelense afirmou que continuará a agir contra ameaças a civis israelenses, sempre que necessário.

Os ataques de Israel visaram submarinos, utilizados pelos houthis na ofensiva contra embarcações norte-americanas. Um dos alvos foi o navio Galaxy Leader, apreendido pelo grupo em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Israel conduziu ataques contra os houthis, após semanas sem novas ações, desde a intensificação militar contra o Irã, entre os dias 12 e 24 de junho. O grupo rebelde respondeu aos ataques de domingo lançando dois mísseis, dos quais as FDI não confirmaram se foram detidos.

O Irã oferece suporte político e militar aos houthis. A proposta iraniana é empregar os rebeldes do Iêmen para prejudicar o comércio e as embarcações de Israel e dos Estados Unidos em regiões asiáticas, como na área do Mar Vermelho.

Os Estados Unidos iniciaram ataques contra os houthis, mas posteriormente declararam um cessar-fogo sob a garantia do grupo de não atacar rotas marítimas no Oriente Médio. Os rebeldes violaram o acordo nesta segunda-feira (7 de julho) e atacaram embarcações na área.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.