Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Israel intercepção de embarcação com assistência humanitária destinada à Faixa de Gaza

Israel intercepção de embarcação com assistência humanitária destinada à Faixa de Gaza

Doze ativistas da França, Alemanha, Brasil, Turquia, Suécia, Espanha e Países Baixos navegavam no “Madleen” com a intenção de desobstruir o bloqueio israelense sobre o território palestino.

Por: Pedro Santana

09/06/2025 6:45

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O barco humanitário “Madleen”, que transporta ajuda a Gaza com um grupo de ativistas a bordo, incluindo a sueca Greta Thunberg, foi desviado na madrugada de segunda-feira (9) pelas autoridades israelenses, que afirmaram que os passageiros deverão “retornar aos seus países”. “O ‘iate das selfies’ das ‘celebridades’ está navegando com segurança em direção às costas de Israel. Esperamos que os passageiros retornem aos seus países de origem”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pequena porção de assistência no iate que não foi consumida pelos “celebridades” será transferida para Gaza por meio de canais humanitários reais, complementou a nota. O Ministério publicou imagens que ilustram a distribuição de alimentos e água aos passageiros da embarcação, que vestiam coletes salva-vidas. O veleiro da Coalizão da Flotilha da Liberdade (FFC, sigla em inglês), um movimento internacional não violento de solidariedade com os palestinos, partiu da Itália no dia 1º de junho com o objetivo de fornecer ajuda a Gaza.

Doze ativistas de diversos países (França, Alemanha, Brasil, Turquia, Suécia, Espanha e Países Baixos) viajam a bordo do “Madleen”, com o objetivo de “romper o bloqueio israelense” em Gaza, que enfrenta uma situação humanitária catastrófica após mais de um ano e meio de guerra. Após uma escala no Egito, a embarcação se aproximou da costa de Gaza, apesar das advertências de Israel, que ordenou ao Exército que impedisse a entrada do veleiro no território palestino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A FFC comunicou na noite de hoje que o Exército interceptou a embarcação. “Perdemos o contato com a ‘Madleen’.” O Exército israelense abordou o barco, afirmou a ONG no Telegram. A tripulação foi “sequestrada pelas forças israelenses”, acrescentou o movimento. “Se você está assistindo a este vídeo, fomos interceptados e sequestrados em águas internacionais”, disse Thunberg em um vídeo programado divulgado pela FFC.

Repercussão midiática

A organização também denunciou “uma clara violação do direito internacional” e insistiu que a abordagem ocorreu em águas internacionais. “Israel não tem autoridade legal para deter os voluntários internacionais a bordo do ‘Madleen’”, afirmou a diretora da FFC, Huwaida Arraf. O Irã, inimigo de Israel, condenou a interceptação do navio e chamou a ação de “ato de pirataria”. A abordagem aconteceu às 22h02 de Brasília, domingo, segundo a ONG. Os passageiros desembarcaram no porto israelense de Ashdod, segundo o Ministério da Defesa.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão

O governo israelense acusou nesta segunda-feira a ativista sueca “Greta Thunberg e outros” de terem tentado orquestrar uma provocação midiática com a única intenção de promover autopromoção. O ministro israelense da Defesa, Israel Katz, anunciou no domingo a ordem para que o Exército impedisse a chegada de “Madleen” a Gaza.

O Estado de Israel não permitirá que ninguém quebre o bloqueio marítimo de Gaza, cujo principal objetivo é impedir a transferência de armas ao Hamas, uma organização terrorista responsável pelo sequestro de reféns e pela prática de crimes de guerra. Israel enfrenta forte pressão internacional para finalizar a guerra em Gaza, onde a população é bombardeada diariamente e está à beira da fome devido às restrições impostas por Israel, de acordo com a ONU.

Flota em 2010

A Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta, em comunicado publicado no sábado, sobre o “colapso do sistema de saúde na Faixa de Gaza” e declarou que não existem mais “hospitais em funcionamento no norte” do território. A guerra em Gaza entre Israel e o Hamas começou após o ataque sem precedentes do movimento islamista palestino executado em território israelense em 7 de outubro de 2023.

O ataque resultou na morte de 1.218 civis israelenses, na sua maioria, conforme apurado pela AFP com base em informações oficiais. Deste total, 55 permanecem em cativeiro em Gaza, sendo que pelo menos 31 faleceram, de acordo com dados das autoridades israelenses.

Segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU, até o momento mais de 54.770 palestinos, na sua maioria civis, faleceram devido à operação militar israelense. Em 2010, uma convoy internacional de oito navios de carga, que partiu da Turquia com quase 700 passageiros com o objetivo de romper o bloqueio da Faixa de Gaza, foi interceptada por uma operação militar israelense, resultando na morte de 10 ativistas.

Com informações da AFP.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
bloqueioGazaGreta ThunbergHamasIsraelMadleen
Foto do Pedro Santana

Autor(a):

Pedro Santana

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Imagem do post

Games

Starfield Chega ao Nintendo Switch 2 e PlayStation 5 em 2026? Novo Rumor Surpreende!

18/12/2025 8:55 | 1 min de leitura

● Mercosul x UE: Janela de Oportunidade se Fecha? Acordo em Risco com França e Itália!

18/12/2025 11:07 | 3 min de leitura

● Baile do Copa 2026: Tema "Brasilidade" promete uma noite de luxo e cultura no Copacabana Palace!

18/12/2025 9:23 | 1 min de leitura

● Argentina e Espanha se enfrentam na Finalíssima de 2026: um duelo imperdível no Catar!

18/12/2025 11:23 | 1 min de leitura

● Greve Indefinida dos Trabalhadores dos Correios em Nove Estados: Entenda as Reivindicações!

18/12/2025 8:49 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!