Israel considera um ataque a Síria após incidente entre grupos drusos e beduínos

O governo israelense garantiu a proteção da minoria drusa localizada na cidade de Suwayda, no sul do país.

16/07/2025 8:45

2 min de leitura

Israel considera um ataque a Síria após incidente entre grupos drusos e beduínos
(Imagem de reprodução da internet).

Em breve, Israel intensificará seus ataques às forças governamentais na cidade de Suwayda, no sul da Síria, caso estas não se retirem da área, afirmou o Ministro da Defesa israelense, Israel Katz, na quarta-feira (16).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo sírio deve permitir que os drusues de Suwayda deixem e suas forças se retirem, declarou Katz em comunicado divulgado por seu assessor.

Israel não abandonará os drusos na Síria e aplicará a política de desmilitarização que decidimos.

Leia também:

Katz afirmou que as Forças de Defesa de Israel prosseguirão com os ataques às forças do regime até que estas se retirem da área e que haverá um aumento em breve do nível de resposta contra o regime caso a mensagem não seja compreendida.

Disputas irromperam durante o fim de semana entre tropas drusas e tribos beduínas em Suwayda, resultando em dezenas de mortos e feridos. A violência provocou a intervenção do governo sírio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Israel, que assegurou a proteção dos drusos na Síria, iniciou ataques contra as forças do governo atual que avançavam em direção a Suwayda e garantiu prosseguir com os ataques para salvaguardar o grupo.

Após horas da chegada das tropas à cidade na terça-feira (15), o ministro da Defesa da Síria, Murhaf Abu Qusra, anunciou um “cessar-fogo” após um acordo com líderes comunitários não identificados, e afirmou que a polícia militar estava sendo mobilizada “para regular o comportamento militar e responsabilizar os infratores”.

Contudo, na quinta-feira, o Ministério da Defesa declarou que “grupos ilegais” intensificaram seus ataques contra as forças do governo, resultando em contra-ataques, conforme relatado pela agência de notícias estatal SANA.

O embaixador Tom Barrak, enviado especial dos EUA para a Síria, declarou ao canal X na terça-feira que Washington está “ativamente engajado com todos os grupos na Síria para conduzir discussões que levem a negociações de integração pacíficas e produtivas”.

As recentes disputas em Suwayda são preocupantes para todos, e estamos buscando uma solução pacífica e inclusiva para os drusos, as tribos beduínas, o governo sírio e as forças israelenses.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.