Israel atacou na segunda-feira (16.jun.2025) a sede da Irã (Islamic Republic of Iran Broadcasting), a principal emissora de televisão e rádio do Irã. O local está localizado ao norte da capital Teerã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes do ataque, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que o “porta-voz iraniano de propaganda e incitação estava a caminho de desaparecer”.
A ação militar de Israel ocorreu em um programa de televisão. A apresentadora noticiava sobre o conflito quando ocorreu uma explosão no edifício e o telejornal foi interrompido. Aproximadamente 30 minutos depois, a emissora da Irib retomou a transmissão a partir de outro estúdio.
LEIA TAMBÉM!
Katz confirmou a ofensiva e afirmou que civis na região foram evacuados. “Nós derrotaremos o ditador iraniano em todos os lugares”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias: Relatos indicam que Israel teria atacado o edifício da IRIB em Teerã – sede da mídia estatal iraniana.
Alvo de uma mídia? Não se trata apenas de um ataque à infraestrutura – é um golpe direto na liberdade de imprensa, independentemente do regime. #Israel #Irã #LiberdadeDeImprensa #Teerã #IRIB
OsiOsint1 (â OsintWorld) – 16 de junho de 2025
Notícia urgente: Israel ataca a sede da IRIB – emissora estatal iraniana – em transmissão ao vivo em Teerã. O canal, frequentemente acusado de ser um instrumento do Corpo de Guarda Revolucionário Islâmico e da inteligência iraniana, ficou sem sinal durante a transmissão. #Irã #Israel #Teerã #IRIB #CriseNoOrienteMédio
Sarcasm Scoop (@sarcasm_scoop) 16 de junho de 2025
Vídeos mostram as consequências de ataques aéreos israelenses em áreas residenciais de Teerã Ocidental.
Siga a Press TV no Telegram: https://t.co/LWoNSpkJSh
Press TV (@PressTV) 16 de junho de 2025
Ademais do sistema de mídia, o governo israelense pretende realizar ataques a instalações militares e políticas de Teerã. O porta-voz das FDI (Forças de Defesa de Israel), Avichay Adraee, solicitou que os moradores do 3º distrito da capital, onde se encontram gabinetes do governo, evacuem a área.
De acordo com o governo israelense, os ataques a Irã visam instalações estratégicas e que visam interromper o programa militar iraniano. Israel afirma que as autoridades de Teerã são responsáveis por ataques a civis.
Em outra publicação no X, Katz afirmou que os moradores de Teerã “pagariam caro” pelos ataques do Irã a cidades israelenses. Após críticas sobre ter ameaçado a população civil, o ministro da Defesa declarou que se referia à evacuação das pessoas de suas residências.
O Irã declarou que lançará a maior ofensiva contra Israel na segunda-feira.
Fonte por: Poder 360