Israel aprova plano de paz e bolsas da Europa caem sob pressão
Israel aprova etapa do plano de paz que inclui libertação de reféns pelo Hamas em acordo histórico.
Bolsas Europeias Operam em Baixa com Pressões Diversas
As bolsas europeias iniciaram a sessão desta sexta-feira (10) com tendência de baixa, influenciadas por fatores como ações de defesa e mineração, além da avaliação do acordo de paz para Gaza e a crise política na França. O índice pan-europeu Stoxx 600 apresentava uma variação de -0,10%, situando-se em 570,72 pontos por volta das 6h35 (de Brasília).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Avanços e Recuos no Mercado
A primeira etapa de um plano de paz, que prevê a libertação de reféns pelo Hamas, foi aprovada por Israel. Khalil al-Hayya, negociador-chefe palestino, afirmou ter recebido garantias de que o cessar-fogo será permanente. No entanto, a incerteza em relação à crise política francesa também impactava o mercado.
Situação dos Índices
O subíndice europeu do setor aeroespacial e defesa registrava uma queda de 1,9%, impulsionada pelos desdobramentos no Oriente Médio e pela recente endurecimento das regras de exportação de terras raras pela China, cruciais para a fabricação de tecnologias de defesa e bens de consumo. O subíndice do setor de mineração apresentava uma variação de -0,8%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cenário Político Francês
A instabilidade política na França, com a renúncia do primeiro-ministro Sébastien Lecornu, continuava sendo um ponto de atenção. O presidente Emmanuel Macron havia anunciado que escolheria um novo primeiro-ministro até esta sexta-feira, buscando estabilizar o cenário político do país.
Desempenho das Bolsas
Às 6h51 (de Brasília), a Bolsa de Londres cedia 0,11%, enquanto a de Paris avançava 0,09% e a de Frankfurt recuava 0,16%. As bolsas de Milão e Lisboa apresentavam perdas de 0,29% e 0,42%, respectivamente, e a de Madri registrava uma alta marginal de 0,04%.
Leia também:
Amazon bate recorde de lucro líquido em 2025 com alta das ações e IA
Apple bate recorde de lucro em 2025 com US$ 27,46 bilhões
Grupo Pátria vence leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












