Israel anuncia o retorno do envio aéreo de assistência humanitária para Gaza

A comunicação também indica que passagens humanitárias seguras serão disponibilizadas para trens da ONU.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Exército de Defesa de Israel (IDF) divulgou um comunicado informando que, após uma avaliação da situação realizada no sábado (26), foram iniciadas uma série de ações com o objetivo de aprimorar a resposta humanitária na Faixa de Gaza e responder ao que Israel considera como falsa alegação de fome no território palestino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os lançamentos aéreos de ajuda humanitária serão retomados na noite de sábado, em horário local, como parte dos esforços contínuos para possibilitar e facilitar a entrada de assistência em Gaza.

A operação de lançamento aéreo será conduzida em coordenação com organizações internacionais de ajuda humanitária e com as Forças de Defesa de Israel, lideradas pelo COGAT (Coordenação das Atividades Governamentais nos Territórios) e pela Força Aérea Israelense. Os lançamentos incluirão sete paletes de ajuda contendo farinha, açúcar e alimentos enlatados, fornecidos por organizações internacionais.

LEIA TAMBÉM!

Israel anunciou que foi decidido que corredores humanitários serão estabelecidos para permitir o deslocamento seguro de comboios da ONU que entregam alimentos e medicamentos à população, e acrescentou que as IDF estão preparadas para implementar pausas humanitárias em áreas densamente povoadas e continuarão operando para desmantelar a infraestrutura terrorista e eliminar terroristas nas áreas de atuação.

Até esta semana, mais de 250 caminhões de ajuda foram descarregados, juntamente com centenas de caminhões que aguardam nos pontos de passagem para serem recolhidos pela ONU e organizações internacionais, destacou o texto oficial, acrescentando que aproximadamente 600 caminhões já foram distribuídos pela ONU e por organizações internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão do escalão político levou as IDF, por meio do COGAT e em coordenação com a Companhia Elétrica de Israel, a conectar a linha de energia de Israel à usina de dessalinização. Estima-se que isso forneça cerca de 20.000 metros cúbicos de água por dia – um aumento em relação aos 2.000 metros cúbicos disponibilizados até então – para atender aproximadamente 900.000 residentes da região.

A declaração das IDF encerra-se com a alegação de que “a fome na Faixa de Gaza é uma campanha falsa promovida pelo Hamas” e que a responsabilidade pela distribuição de alimentos recai sobre a ONU e as organizações internacionais de ajuda, enfatizando que “essas organizações devem assegurar que os suprimentos não cheguem às mãos do grupo”.

Israel afirma que as operações de combate continuam.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile