O Exército de Israel afirma ter realizado ataques a alvos dos Houthis em três portos e uma usina de energia no Iêmen, na madrugada de segunda-feira (7), no horário local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ataques foram direcionados aos portos de Hodeidah, Ras Isa e Salif, além da usina de energia de Ras Qantib, em retaliação aos repetidos ataques dos Houthis contra alvos israelenses, declarou o Exército.
Desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023, os Houthis, aliados ao Irã, têm realizado ataques contra Israel e embarcações no Mar Vermelho, impactando o comércio global, em ações que afirmam ser de apoio aos palestinos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande parte dos mísseis e drones lançados contra Israel foi interceptada ou caiu antes de atingir o alvo. Israel já realizou uma série de ataques de retaliação.
O Exército israelense também alegou ter atacado o navio Galaxy Leader, que estava atracado no porto de Ras Isa, e que havia sido apreendido pelos Houthis no final de 2023.
LEIA TAMBÉM!
As forças do regime terrorista Houthis instalaram um sistema de radar no navio e o estão utilizando para rastrear embarcações em águas marítimas internacionais, visando promover as atividades do regime terrorista Houthis, afirmou o comunicado militar.
Após os ataques, o porta-voz militar dos Houthis afirmou que as defesas aéreas do grupo confrontaram o ataque israelense “utilizando um grande número de mísseis superfície-ar de fabricação local”.
Moradores relataram à Reuters que os bombardeios israelenses na cidade portuária de Hodeidah, no Mar Vermelho, causaram a paralização da principal estação de energia, levando a cidade à escuridão.
Até o momento, não há notícias de vítimas.
Fonte por: CNN Brasil
