Isometria: explore os benefícios e saiba quem pode praticá-la
Os exercícios isométricos são eficazes para fortalecer o tronco, os braços e as pernas.

Os exercícios de isometria são uma maneira eficaz de fortalecer os músculos e aprimorar a forma física. Ao contrário dos movimentos convencionais, eles envolvem manter o corpo em uma posição estática por um tempo específico, ativando a musculatura sem movimentação e utilizando, frequentemente, apenas o peso corporal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A isometria provoca a contração muscular estática, produzindo tensão sem modificar seu comprimento. Essa contração prolongada ativa as fibras musculares mais profundas, auxiliando na melhora da resistência, da estabilidade e da definição corporal.
Exercícios isométricos oferecem diversos benefícios para a saúde e o condicionamento físico.
Os exercícios isométricos são eficazes para fortalecer o core, a região abdominal e lombar, os membros superiores e inferiores. Além disso, eles também podem auxiliar na melhora da postura.
Leia também:

O lítio pode ser fundamental para entender os segredos do Alzheimer, aponta pesquisa

Alimentos industrializados continuam predominando na alimentação dos norte-americanos, aponta pesquisa

Homens em relacionamentos estáveis utilizam menos preservativo, revela estudo
O exercício de isometria também previne lesões, pois fortalece músculos e articulações. São utilizados bastante também em reabilitação física, porque reduzem o impacto nas articulações, explica Luciano Duarte, educador físico.
Entre os principais benefícios desses exercícios estão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem pode realizar exercícios isométricos e cuidados.
Este tipo de exercício é indicado para pessoas de diversas idades e níveis de condicionamento físico.
Podem ser realizados por iniciantes devido à sua simplicidade e baixo impacto. Contudo, é recomendável consultar um profissional de educação física antes de iniciar a prática.
Muitas pessoas podem praticar, contudo, existem algumas contraindicações. Por exemplo, os hipertensos devem evitar exercícios muito intensos, como suportar peso por longos períodos, devido ao potencial de elevar a pressão arterial. Indivíduos com problemas dentários e cardíacos devem procurar orientação profissional antes de iniciar a atividade física, segundo o educador físico.
Os cuidados que as pessoas devem ter nesse tipo de exercício são com a respiração. É necessário respirar corretamente, não prender a respiração e manter a postura alinhada para evitar lesões. Eu indico de início começar de 15 a 30 segundos, depois vai evoluindo gradualmente e principalmente não exagerar na intensidade para evitar a fadiga excessiva, acrescenta Duarte.
Realize quatro exercícios isométricos fáceis que podem ser feitos em casa.
Prancha abdominal
Ponte de glúteos
Painel lateral
Exercícios com vídeos da internet são eficazes?
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)