Irã vota para suspender cooperação com órgão de vigilância nuclear da ONU

A decisão ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional.

25/06/2025 5:53

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O parlamento iraniano decidiu nesta quarta-feira (25) pela interrupção da colaboração do país com a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), organismo de supervisão nuclear da ONU, segundo a agência estatal IRIB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aprovação da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã, designada como Majles, necessitará ser confirmada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional, liderado por Masoud Pezeshkian.

As decisões da Assembleia, notadamente em relação a assuntos exteriores, são frequentemente vistas como representativas, a menos que recebam respaldo do órgão mais influente, selecionado pelo Líder Supremo Ali Khamenei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após os ataques dos Estados Unidos às instalações nucleares iranianas, no domingo (22), a comissão de segurança nacional e política externa do parlamento propôs ao legislativo o fechamento do Estreito de Ormuz, situado na costa sul do Irã.

Essa decisão, em última análise, também caberia ao Conselho Supremo de Segurança Nacional.

Leia também:

A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) defendeu o restabelecimento de seu contato com o Irã, após os ataques sem precedentes de Israel às instalações nucleares do país a partir de 13 de junho.

Na terça-feira (24), o órgão de vigilância divulgou uma declaração comemorando o fim do conflito de 12 dias, afirmando que os inspetores da IAEA permaneceram no Irã durante todo o conflito e estão prontos para iniciar o trabalho o mais rápido possível, retornando às instalações nucleares do país e verificando os estoques de material nuclear – incluindo mais de 400 kg de urânio enriquecido a 60% – que eles examinaram pela última vez alguns dias antes do início dos ataques aéreos israelenses em 13 de junho.

A CNN contatou a Agência Internacional de Energia Atômica para obter mais informações.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.