Irã não pode interromper a colaboração com a agência nuclear da ONU, afirma oficial

Aprovado pelo parlamento, o projeto de lei suspende a cooperação e determina que inspeções subsequentes necessitem da autorização do conselho de seguran…

20/08/2025 8:49

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Irã não pode interromper totalmente a cooperação com o órgão de vigilância nuclear da ONU, declarou o ministro das Relações Exteriores do país na quarta-feira (20), após a promulgação de uma lei que exige aprovação de segurança de alto nível para futuras inspeções de instalações nucleares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) não têm acesso às instalações nucleares do Irã desde que Israel e os EUA as bombardearam durante um conflito de 12 dias em junho, apesar do chefe da AIEA, Rafael Grossi, afirmar que as inspeções continuam essenciais.

Em dezembro passado, o parlamento iraniano aprovou uma legislação que suspende a cooperação com a AIEA e determina que quaisquer inspeções futuras necessitem da autorização do Conselho Supremo de Segurança Nacional de Teerã.

Leia também:

O Parlamento reagiu após a República Islâmica acusar a AIEA de possibilitar os ataques de Israel e dos EUA com um relatório de 31 de maio que levou o Conselho de Governadores da agência a determinar que o Irã violou suas obrigações de não proliferação.

Contudo, o Ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, em declarações veiculadas pela mídia estatal na quarta-feira (20), afirmou que Teerã “não pode interromper totalmente nossa cooperação com a agência… Portanto, os inspetores devem estar presentes para realizar essa tarefa”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele não forneceu mais informações.

Araqchi comentou dois dias após um representante do Ministério das Relações Exteriores afirmar que o Irã manteria as negociações com a AIEA e que haveria, provavelmente, mais uma reunião nas próximas etapas.

Em resposta a uma pergunta sobre a retomada das negociações com Washington, Araqchi afirmou que as negociações precisam alcançar a “maturação”.

As negociações entre Teerã e Washington, na sexta rodada, foram interrompidas após os ataques realizados por Israel e pelos Estados Unidos em junho.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)