Irã formaliza denúncia à ONU direcionada ao diretor-executivo da AIEA
O embaixador iraniano da ONU questiona a maneira como as Nações Unidas trata das atividades nucleares pacíficas do Irã e considera um fracasso a condenação da ação militar de Israel.
O Irã registrou uma reclamação junto ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas e ao presidente do Conselho de Segurança contra Rafael Grossi, diretor-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (<a href="https://cliquefatos.com.br/o-ira-alega-que-a-aiea-e-uma-aliada-da-agressao-de-israel/”>AIEA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na carta, o embaixador iraniano na ONU, Amir Saeid Iravani, questionou a abordagem de Grossi em relação às atividades nucleares pacíficas do Irã e o que ele considerou um fracasso em condenar a ação militar de Israel, conforme divulgado pela agência de notícias iraniana Fars News.
A acusação se segue à ameaça de Mohammad Eslami, diretor da agência de energia atômica do Irã, de processar Grossi por suposto “ato” nos ataques israelenses às instalações nucleares iranianas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ameaça emergiu após Israel lançar ataques noturnos contra a usina nuclear iraniana de Arak.
É necessário cumprir seus deveres constitucionais, encerrando imediatamente essa inacção e condenando essas ações do regime sionista que são contrárias às regulamentações internacionais”, dizia a carta de Eslami, de acordo com a Fars, acrescentando que o Irã “buscará medidas legais apropriadas, especialmente em relação às inações tomadas por Vossa Excelência”.
Leia também:
Donald Trump anuncia reforma luxuosa do banheiro do Quarto de Lincoln na Casa Branca
Polícia britânica descarta terrorismo após ataque com faca em trem no centro da Inglaterra
Kremlin confirma diálogo com governo de Nicolás Maduro em meio a tensões com os EUA
O diretor-geral da AIEA afirmou posteriormente na quinta-feira que a agência continua a “monitorar e avaliar de perto a situação em relação aos ataques israelenses a instalações nucleares” no Irã e que os inspetores permanecem no país, preparados para serem enviados a instalações nucleares sempre que possível.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












