Após o início do conflito com Israel em 12 de junho, o Irã elevou suas exportações de petróleo, registrando uma média de 2,33 milhões de barris diários desde 13 de junho, conforme informações da TankerTrackers.com, empresa especializada no rastreamento de navios petroleiros. Esse volume representa um aumento de 44%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ataque israelense provocou elevação dos preços do combustível e das tarifas de transporte marítimo, com empresas e investidores antecipando potenciais interrupções no escoamento de petróleo da principal área produtora global.
“Para mim, está muito claro o que eles estão fazendo: estão tentando exportar o máximo de barris que conseguem, mas com a segurança como prioridade número um”, afirmou à Bloomberg o cofundador da TankerTrackers, Samir Madani.
LEIA TAMBÉM!
A maior parte do petróleo iraniano é proveniente da ilha de Kharg, que possui tanques de armazenamento considerados infraestrutura essencial para o país. Até o momento, as operações permaneceram sem alterações. O tráfego de navios pelo estreito de Hormuz, na entrada do Golfo Pérsico, continua estável.
A TankerTrackers inspeciona imagens de satélite para complementar o principal instrumento do setor, o monitoramento de movimentos de navios, e os sinais do AIS (Sistema de Identificação Automática).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360