Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Alan Ghani
  3. Irã e Israel: vencedores e perdedores com o cessar-fogo

Irã e Israel: vencedores e perdedores com o cessar-fogo

Se o acordo de cessar-fogo persistir, Israel sofre prejuízos, os Estados Unidos ficam em situação neutra, e o Irã, por enquanto, obtém vantagem.

Por: Júlia Mendes

24/06/2025 15:57

1 min de leitura

FOTODELDÍA - WASHINGTON, 07/04/2025.- El presidente de Estados Unidos, Donald J. Trump (izq.), saluda al primer ministro israelí, Benjamin Netanyahu (der.), a su llegada a una reunión en el Ala Oeste de la Casa Blanca en Washington, D.C., EE.UU., el 7 de abril de 2025. La conferencia de prensa del presidente Trump y el primer ministro Netanyahu en la Sala Este ha sido cancelada.  EFE/SHAWN THEW
FOTODELDÍA - WASHINGTON, 07/04/2025.- El presidente de Estados U...
▼

A declaração de ontem, antes do anúncio do cessar-fogo por parte de Trump, indicava que o presidente americano não desejava a intensificação do conflito por duas razões: uma de ordem política, e outra, econômica. O motivo político seria não frustrar sua promessa de campanha, e não alienar sua base de apoio. Já a razão econômica seria enfrentar os impactos inflacionários e os custos associados a uma guerra de natureza imprevisível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o acordo de cessar-fogo persistir, Israel sofre prejuízos, pois não alcançou seu objetivo primordial – a derrubada do governo –, sequer desmantelou a capacidade nuclear do Irã e não provocou a intervenção dos Estados Unidos no conflito. Os Estados Unidos obtiveram um resultado neutro. Realizaram uma operação militar, apoiando Israel e, simultaneamente, mediaram o cessar-fogo, evitando os impactos econômicos e humanitários da guerra.

Contudo, não foi possível aniquilar a capacidade nuclear iraniana. Apesar da retórica de Trump, de que o ataque às bases foi bem-sucedido, a própria imprensa internacional, alinhada ao governo americano e a Israel (como o Financial Times, por exemplo), já confirmou que o Irã retirou antes do ataque todo o material radioativo.

Leia também:

Kananaskis (Canada), 16/06/2025.- US President Donald Trump attends a working session during the Group of Seven (G7) Summit at the Pomeroy Kananaskis Mountain Lodge in Kananaskis, Alberta, Canada, 16 June 2025. EFE/EPA/LUDOVIC MARIN / POOL

Por que Trump evita o aumento do conflito?

Blog post image

A regulamentação de redes sociais é assunto do povo (do Congresso)

Blog post image

Nova legislação sobre redes sociais pode gerar risco de censura prévia no Brasil

A Irã, por ora, permanece vitorioso, considerando que, mesmo com perdas no alto escalão político e militar, e entre cientistas, o regime não foi derrubado e seu programa nuclear foi mantido. E, adicionalmente, se antes havia dúvidas sobre a natureza pacífica do programa; agora, após os ataques de Israel, o Irã provavelmente intensificará a produção de energia nuclear para fins bélicos – e sem a fiscalização da AIEA.

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
cessar-fogoconflitoIrãIsraelprograma nuclear
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

São Paulo

Homem de negócios encontrado morto em circuito de corrida: investigação complexa desafia autoridades

21/07/2025 3:37 | 2 min de leitura

● A Microsoft emite aviso a empresas e órgãos governamentais sobre ameaça a sistema de servidores

21/07/2025 2:53 | 1 min de leitura

● Alaska Airlines interrompe todas as operações de voo devido a falha no sistema

21/07/2025 2:45 | 2 min de leitura

● João Fonseca retorna ao topo do ranking; veja a evolução a partir de 2024

21/07/2025 0:37 | 2 min de leitura

● O plenário do Supremo Tribunal Federal se pronunciou sobre as medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira

21/07/2025 0:33 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!