Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mundo
  3. Irã declara que retomará o desenvolvimento de seu programa nuclear

Irã declara que retomará o desenvolvimento de seu programa nuclear

O ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, argumentou que, apesar dos “graves danos” sofridos pelas instalações, o país não pode “renunciar ao …

Por: Marcos Oliveira

22/07/2025 7:45

3 min de leitura

Irã declara que retomará o desenvolvimento de seu programa nuclear
(Imagem de reprodução da internet).

A Irã prosseguirá com o desenvolvimento de seu programa nuclear, incluindo o enriquecimento de urânio, apesar dos “danos graves” sofridos por algumas de suas instalações devido a bombardeios americanos, declarou na segunda-feira (21) o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi. O diplomata tratou do assunto em uma entrevista ao canal Fox News antes de se reunir, na próxima sexta-feira, com representantes da Alemanha, França e Reino Unido em Istambul para discutir o controle da ONU sobre o programa nuclear do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro assegurou que Teerã também está “aberta” a manter conversas indiretas com os Estados Unidos. Em apoio à ofensiva israelense contra o Irã, os Estados Unidos bombardearam em 22 de junho o centro subterrâneo de enriquecimento de urânio de Fordo e as centrais nucleares de Isfahan e Natanz. O presidente Donald Trump declarou que seu país faria isso novamente “se for necessário”. “Há uma paralisação porque, sim, os danos são graves, mas, evidentemente, não podemos renunciar ao enriquecimento porque é uma conquista dos nossos próprios cientistas”, explicou Araghchi na entrevista ao canal Fox News.

“E agora, além disso, é uma questão de orgulho nacional”, acrescentou. Também destacou que qualquer acordo nuclear futuro teria que incluir o direito ao enriquecimento. A reunião de sexta-feira será a primeira desde a guerra de 12 dias entre Irã e Israel em junho e o bombardeio americano às instalações nucleares iranianas. O Irã e os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia), além da Alemanha, alcançaram em 2015 um acordo que impôs limites ao programa nuclear iraniano em troca de um alívio nas sanções. Mas o acordo foi encerrado em 2018, quando Trump retirou unilateralmente os Estados Unidos e retomou as sanções.

Leia também:

Blog post image

Embaixador dos EUA na China afirmou que um funcionário americano foi impedido de deixar o país

Blog post image

EUA anunciam novas sanções a pessoas jurídicas e físicas relacionadas ao desvio de petróleo no Iêmen

A Palestinian man carries a placard and waves the national flag during a demonstration in support of palestinians in Gaza facing severe shortages of food and other essentials, in the city of Nablus, in the Israeli occupied West Bank on July 22, 2025. The head of Gaza's largest hospital on July 22 said 21 children have died due to malnutrition and starvation in the Palestinian territory in the past three days, amid a devastating assault by Israeli forces. (Photo by JAAFAR ASHTIYEH / AFP)

O hospital de Gaza afirma que 21 crianças faleceram devido à desnutrição e à falta de alimentos em um período de 72 horas

O ministro, questionado sobre a preservação do urânio enriquecido, declarou não possuir “informações detalhadas” a esse respeito, mas que a agência atômica iraniana trabalha para avaliar a “situação” desse material. Trump insistiu que os ataques de seu Exército destruíram “completamente” as três instalações nucleares e criticou relatos de imprensa que citam relatórios de inteligência com avaliações mais conservadoras.

Araghchi, ao afirmar que não existia uma solução militar para a disputa sobre o programa iraniano, declarou ao canal Fox News: “Sim, as instalações foram destruídas. Foram gravemente destruídas”. “Mas a tecnologia está lá; nosso programa nuclear, nosso programa de enriquecimento, não é algo importado do exterior que possa ser destruído com bombardeios”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump recebeu com satisfação os comentários de Araghchi em uma publicação em sua rede Truth Social nesta segunda. “Exatamente como eu disse, e faremos de novo se for necessário!” publicou o presidente americano. “Estamos abertos a conversas, mas não diretas por enquanto”, disse Araghchi à Fox News, para alcançar um acordo sobre as medidas a serem tomadas para “demonstrar que o programa nuclear é pacífico” em troca de os Estados Unidos levantarem as sanções que pesam sobre o Irã.

O ministro iraniano também apontou que o país mantém um bom número de mísseis, apesar dos ataques de Israel aos depósitos de armamentos. Sobre o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, o ministro garante que o viu “em muito boa forma e muito saudável” durante um encontro que ambos tiveram horas antes da entrevista à Fox News.

Com informações da AFP.

Fonte por: Jovem Pan

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
enriquecimento urânioinstalações nucleares Irãsanções Irã
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Mais Notícias

Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

21/07/2025 22:39 | 1 min de leitura

● AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

21/07/2025 18:15 | 2 min de leitura

● O ministro Moraes enfatiza que Bolsonaro não pode utilizar as redes de maneira direta ou indireta

21/07/2025 18:17 | 1 min de leitura

● Rodolfo Nogueira e Zé Trovão liderarão a Comissão de Mobilização Nacional em apoio ao Projeto de Lei

22/07/2025 12:51 | 1 min de leitura

● Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul julga que há relação de emprego entre motorista e Uber

21/07/2025 16:09 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!