Irã confirma ataque dos EUA e afirma que instalação nuclear foi desocupada

A defesa aérea de Qom, cidade próxima a Fordow, identificou a presença de aeronaves “hostis”.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Irã confirmou os ataques aéreos dos Estados Unidos a instalações nucleares do país neste sábado (21.jun.2025). De acordo com informações da CNN, as instalações de Fordow, a base mais importante para o país persa, haviam sido evacuadas anteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ataque dos Estados Unidos foi comunicado pelo presidente Donald Trump (Republicano), que afirmou que a ação foi “bem-sucedida”. A Força Aérea dos EUA atingiu, além de Fordow, as instalações de Natanz e Esfahan.

As autoridades iranianas informaram que o sistema de defesa aérea de Qom, a cidade mais próxima de Fordow, identificou a presença de “objetos hostis”, que atacaram áreas de instalações nucleares.

LEIA TAMBÉM!

A Fordow é uma instalação nuclear construída no início dos anos 2000 em um local dentro de uma montanha, no centro do Irã. A geografia do local dificulta o acesso às instalações, especialmente contra ataques aéreos.

Os Estados Unidos despacharam, anteriormente, pelo menos 6 aeronaves bombardeiras do tipo B-2, para a base militar de Guam, no Oceano Pacífico. Os B-2 são os únicos aviões aptos para transportar o GBU-57 MOP (Massive Ordnance Penetrator).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consiste em uma bomba de 13,6 toneladas, com capacidade de perfurar o solo e demolir abrigos e edificações subterrâneas, incluindo a instalação nuclear iraniana. A agência Reuters informou que tais aeronaves foram utilizadas na operação contra as bases iranianas.

Trump publicou em redes sociais uma mensagem que afirmava que “Fordow já era”. O presidente dos EUA fará um pronunciamento oficial na Casa Branca às 23h (horário de Brasília).

O conflito com o Irã começou em 12 de junho (horário de Brasília), quando Israel bombardeou instalações nucleares, bases militares e alvos estratégicos do país persa. Os ataques atingiram vários pontos do programa nuclear iraniano, incluindo instalações em Natanz, oficinas de centrífugas próximas a Teerã, laboratórios em Isfahã e o reator de água pesada de Arak.

Em resposta, o Irã lançou 450 mísseis e 1.000 drones contra Israel, de acordo com estimativas do Exército israelense. A maioria dos projéteis foi interceptada pelo sistema de defesa aérea. Pelo menos 24 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em território israelense, segundo as autoridades locais. O Irã contabiliza pelo menos 430 mortos e 3.500 feridos.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Sair da versão mobile